Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Artigos

15/02/2014
Sobre este site e sobre sonhos...

Este site que você acessa agora, esta reunião de informações da história de uma instituição tão importante para a vida de várias pessoas, para a realidade de uma cidade, é um sonho que realizo.


Mas me adianto, começo pelo final.


Vou reiniciar me apresentando...


Meu nome é Carlos Eduardo Grande, muitos me conhecem por Grande e sou sócio da empresa Bredam Soluções, uma empresa de Internet, comunicação visual, e consultoria que existe desde o ano 2.000.


Quando tive meu primeiro contato com a E.L.C.V. de Santo André, a ELCV em seu carinhoso apelido, foi por volta do ano de 2.008 através de minha então namorada que era funcionária da escola.


A época, se bem me lembro, era o último ano do curso da Turma 3 e reconheço que não entendi muito bem a idéia, mas de forma geral achei interessante o que acontecia.


Com o tempo me inteirei mais sobre a escola, sua estrutura, história, seu objetivo e principalmente a paixão de algumas pessoas dentre funcionários e alunos.


Me envolvi de maneira distante, algumas vezes me aproximando a ponto de ajudar em algumas produções e no próprio cotidiano da ELCV.


Após algum tempo, em fins de 2.008, notei algo que me incomodou muito. Apesar de ser uma excelente idéia, de apresentar resultados e expandir mundos e formas de pensar e ver o mundo, a escola, não tinha uma 'memória', não possuía registros organizados e disponíveis de suas produções, turmas, professores e afins.


As informações, histórias das pessoas que fizeram, e fazem parte da ELCV eram dispersas, descoordenadas, dependendo da memória de alguns que lá estavam desde o começo e que amavam, e amam, a escola, dependendo de créditos das produções, a boa vontade de algumas pessoas em fornecerem informações e de registro das experiências ou períodos feitos por alguém ou grupo de pessoas de determinada turma apresentando este ou aquele aspecto da história, mas não todo o contexto e suas produções.


Acredito firmemente que dificuldades podem, e devem, ser superadas. Devemos à medida que podemos, transformar contratempos em conquistas e conquistas em realizações e este processo torna a obtenção de resultados muito mais gratificante.


Neste momento o sonho de organizar estas informações, as informações históricas da ELCV, começa a tomar forma.


O site que você acessa agora, de certa forma é a segunda versão. Houve uma versão anterior, apócrifa e banida por motivos diversos no ano de 2.010.


Era uma versão básica, com visual bem simples e com cerca de 1/10 das informações que este site apresenta hoje.


Creio que foi o site em toda minha carreira que menos tempo ficou disponível para visitação, 1 dia e meio.


Mas o embrião já estava em gestação, a idéia se mostrou possível e as pessoas que acessaram este modelo inicial gostaram da idéia e algumas se propuseram a ajudar.


Por 4 anos, escrevo este artigo em fevereiro de 2014, devido a algumas limitações de tempo de minha parte e devido ao grande volume de dados a serem levantados, quase escavados arqueologicamente, trabalhei na pesquisa das informações, na estruturação da forma de apresentar estas informações no site e no visual propriamente dito. Tudo para ter uma visão mais ampla do que estava fazendo.


Com isto todo projeto visual foi reformulado, a forma de navegação, a maneira intuitiva de relacionar os diferentes itens, tudo com o objetivo não só de apresentar as produções e seus realizadores, mas também apresentar o contexto em que surgiram, as administrações municipais e da escola, os professores de cada turma e os cursos de cada turma, permitindo uma visão mais ampla, um quadro maior e contextualizado em que estas obras foram criadas, fatos e pessoas que moldaram a ELCV.


O design foi recriado, não ficando absolutamente nada da primeira versão tão bem fadada e tão malfadada mesmo em sua existência relâmpago, adequando-se à nova proposta do site de divulgar de forma mais alegre, sedutora e mais sublime tão bela existência e seus frutos.


Escolhemos, minha equipe e eu, a cor vermelha como cor principal e marca característica deste projeto, por ser uma cor quente, venal e que representa o sangue, força de todos que vivem e que por isso podem realizar, e os que escolhem ser realizadores fazem a história de várias formas, as vezes contraditórias mas que fazem parte da bela experiência de ser humano que tão bem é retratada no conjunto da obra da ELCV.


No layout, nos elementos que compõe e completam a Identidade Visual estabelecida, utilizamos curvas suaves e sutis para indicar flexibilidade, maleabilidade e fluidez, das idéias, do tempo, de vontades. Também utilizamos retas, algumas não tão sutis, que demonstram continuidade, seriedade e resolução.


Nos botões que compõe os menus de ambos os lados do site onde são apresentados os destaques e seções alternativas, agrupamos links para áreas, páginas e sites que apresentam informações relevantes ao universo da ELCV, de seus professores, alunos, funcionários e de todos interessados por cinema e vídeo.


Nestes menus utilizamos diversas cores em uma exibição prismática e harmônica que tem por objetivo demonstrar de forma subjetiva que a escola é de todos, de todas as cores e pessoas, de todos os alunos, professores, funcionários e da comunidade que a forma. Esta iconografia, a dos botões destes menus, suaviza, humaniza e serve de moldura aos textos, vídeos e todo conteúdo apresentados.


Questões técnicas à parte, (peço perdão pelas linhas anteriores, pois se não apresentasse este resumo sobre o visual adotado para o site me sentiria em dívida com os interessados em 'entender alguns por quês' das opções escolhidas para este visual) o verdadeiro motivo de "bancar1" este projeto, este sonho é por acreditar na maravilha da experiência humana.


É por acreditar em idealistas, alguns poucos reconheço, em pessoas que ensinam e em pessoas que aprendem sem pedantismos, com sinceridade, com brilho nos olhos e que neste processo crescem e fazem crescer a todos e ao mundo ao seu redor.


E principalmente por respeito, por acreditar que a memória é o melhor remédio contra a mediocridade que assola nosso mundo, é a melhor forma de tratar com a hipocrisia e pequenez dos que não querem reconhecer o valor das realizações de tantas pessoas.


Agradeço  a todos que sabem que contribuíram para este projeto acontecer, sair do mundo das idéias e se tornar esta realidade que deu novos frutos sem nem mesmo terem sido considerados inicialmente, frutos como o acréscimo de produções no Canal da ELCV no You Tube de todas as produções da ELCV, as que não estão em mostras e festivais diga-se de passagem.


Agradeço a você em particular, minha querida estrela guia, a quem não preciso, e não vou, citar o nome e que sabe que é na verdade a grande realizadora deste projeto, obrigado do fundo de minha alma.


Este site, este projeto como o chamo, é a realização de um sonho pessoal, mas também é minha homenagem a todos que de qualquer forma fizeram parte da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.


Parabéns a todos que acreditam.


Parabéns a todos que realizam.


Parabéns a todos que sonham.


 


Carlos Eduardo Grande
Bredam Soluções
Fevereiro de 2014


 


1 Todo o site, a pesquisa e trabalhos relacionados foram 100% sem custo para a ELCV ou o município de Santo André, sendo plenamente custeados por minha empresa, a Bredam, e por mim.



 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br