10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo - Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo com Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal com a produção do ICEM – Instituto Cultura em Movimento.
15h30
Gratuito
Local: Auditório Heleny Guariba - Praça IV Centenário, s/n - Centro
Edson Fogaça
Brasil
2015
72min
Livre
Produtora realizadora: Raruti Comunicação e Design
Roteiro: Edson Fogaça
Fotografia: Niven Franci e Patrícia Sardá
Edição: Edson Fogaça
Elenco: Francisco Doratioto, José Carlos Menezes, Luciene Dias, Isabel Rodrigues, Salviana Rodrigues, Manoel Pumbu, Nilo Rodrigues.
Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras, no antigo norte de Goiás, pela sua atuação no conflito. A perda do documento real, após a sua morte, gerou um conflito, pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual então se auto reconheceu como quilombola para, em uma derradeira ação, garantir, ao menos, o direito à terra que ocupam.
------------------------------------------------------
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com a produção do ICEM – Instituto Cultura em Movimento.
Saiba mais:
10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2015/