Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Cineclube

Data da exibição - 21/09/2019
O menino da porteira - 2ª Exibição 2019

Exibição de filmes e animações brasileiras para celebrar a chegada da Primavera. É uma ação realizada em parceria com a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, Secretaria de Cultura, ANCINE – Agência Nacional de Cinema e MIS (Museu da Imagem e do Som) através dos Pontos MIS. 

 

 

15h

Gratuito

Idade: 12 Anos

Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André

 

Link CulturAZ, clique aqui


Direção Jeremias Moreira Filho
2009
95 min.
Drama
Brasil

 

Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico Dr. Almeida (Zedu Neves). 

 

 

 

 

------------------------------------------------------
2ª FESTA DA PRIMAVERA em Santo André

O evento realizado pelo Grupo Utinga Cívico marca a troca de estação no parque Pignatari.

Exposições de flores, oficinas culturais, música , artesanato, gastronomia, foodtrucks , cerveja artesanal , cessões de cinema , feira de adoção de animais.

ENTRADA GRATUITA

Vamos arrecadar doações para o banco de alimentos de Santo André, colabore com a ação doando 1 kg de alimento.

Parte da renda arrecadada vai para projetos sociais.

Este evento é patrocinado por comerciantes do 2º subdistrito e o objetivo é interagir com o público oferencendo ambiente familiar apresentando o que temos de melhor em nossa cidade!

 

------------------------------------------------------
Grupo Utinga Cívico, estamos trabalhando para melhorar a auto estima da comunidade.

 

Saiba mais sobre o Grupo Civico Utinga, clique aqui



------------------------------------------------------
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.  O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

 

------------------------------------------------------ 

ANCINE - A missão da ANCINE é desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios, atuando em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.

Coleção de DVDs “Cinema Brasileiro Contemporâneo”, cedida pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

São 79 longas-metragens brasileiros de produção independente que foram contemplados no programa de fomento de incentivo à qualidade da ANCINE, o qual concede apoio financeiro às empresas produtoras em razão de premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros independentes em festivais nacionais e internacionais.

Os filmes que compõem a coleção possuem diferentes gêneros e classificações indicativas, de maneira a contemplar os mais diversos públicos e faixas etárias.

Conforme o diretor da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel,  o objetivo da coleção é promover maior visibilidade da produção cinematográfica brasileira por meio de exibições gratuitas, não sendo, portanto, permitido seu uso em sessões comerciais. “A distribuição gratuita da coleção se destina a entidades beneficentes de assistência social, instituições de educação, formadores de opinião, autoridades e demais entidades sem fins lucrativos e organismos internacionais, bem como para mostras e festivais nacionais e internacionais”, ressalta.

As docas de Santos servem de cenário para a história de Querô, um adolescente orfão, que enfrenta o tráfico, a corrupção policial e a disciplina opressora da Febem, buscando tomar as rédeas de seu próprio destino e construir sua independência, a cima de qualquer dificuldade. Filme adaptado a partir do romance Uma Reportagem Maldita - Querô, de Plínio Marcos.


 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br