Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Cineclube Documento Histórico

 

Leia abaixo carta para implementação do Projeto Cineclube Santo André datada de 10/02/2006.

PROJETO CINECLUBE SANTO ANDRÉ

HISTÓRICO
Em 1990, na primeira administração de Celso Daniel o então Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Celso Frateschi publicou uma portaria de 22.08.90 – SECE, que baixava as normas e procedimentos do “Cine-Vídeo Santo André”, que funcionou no Auditório do Teatro Municipal de Santo até junho de 1993. As atividades eram organizadas por uma Coordenação.
Os filmes e vídeos exibidos eram trazidos através de parcerias com locadoras de Vídeo e também do acervo da TV/AS e Videoteca.
Mesmo com grande sucesso e freqüência de público o projeto foi encerrado devido problemas de pagamento de direitos autorais e de distribuição das obras exibidas.
Neste período a infra-estrutura técnica e de pessoal utilizada no Auditório era Um Telão, “ Tape-dack”, amplificador e Video-cassete e dois funcionários da G.T.A eram responsáveis pela projeção.
Com o passar das administrações estes equipamentos tornaram-se obsoletos e as exibições foram canceladas restando apenas a exibição das Edições da Mostra de Vídeo de Santo André.
Esta lacuna foi ocupada pelo Cine-Teatro Carlos Gomes que passou a partir de 1997 a exibir filmes em 35mm, que eram alugados com as Distribuidoras ou em parcerias com Consulados e Instituições.
Em 2004 o Cine Carlos Gomes foi interditado devido à problemas de sua estrutura, fechando-se mais uma vez o espaço para exibição de filmes gratuitos na Cidade. Ainda em 2004 foram realizadas algumas sessões no Auditório com filmes de 16mm em parceria com o Instituto Goeth.
Apesar da sala de projeção do Carlos Gomes não estar aberta ao público mantemos um contrato com um projecionista para a conservação dos equipamentos até a reforma e para as exibições no Auditório do Teatro Municipal.
Em 2005 realizamos exibições em parceria com a programação do Ciclo BR em Movimento e com o Consulado do Japão.

JUSTIFICATIVA

Dentro desse histórico e também, com a criação da ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo), o Departamento de Cultura reconheceu necessidade um espaço adaptado e com equipamentos modernos para a retomada de Circuitos de exibição de filmes que atenda ao público interessado, estudantes e aos alunos da ELCV além de um trabalho de formação de público e troca de experiências entre realizadores através de palestra e encontros.
Para isso Prefeitura de Santo André a partir do mês de abril, através da SCEL- Departamento de Cultura, iniciará o projeto CINECLUBE Santo André, no Auditório do Teatro Municipal.
O Auditório, que já teve sua primeira reforma em 2001 com a troca das cadeiras receberá por esta atual administração , mais um reforma recebendo equipamentos novos de audio-visual para a exibição de filmes e das edições da Mostra de Vídeo, garantindo a qualidade de exibição e do atendimento à população andreense.

O PROJETO – OBJETIVOS

O Projeto CINECLUBE tem por objetivo:

• Difusão das artes cinematográficas de todos os gêneros, priorizando a produção produções realizadas fora do “circuito comercial” das grandes salas de exibição da cidade;
• Promover a troca e a reflexão sobre esta produção, através de palestras e encontros com realizadores e estudiosos;
• Divulgação da produção Cinematográfica nacional, priorizando a produção contemporânea.

A PROGRAMAÇÃO

Contemplaremos no Cineclube filmes (curtas, médias e longas), europeus, latino-americanos, asiáticos, orientais, africanos, canadenses e brasileiros, com Ciclos montados por temas de caráter universal ou por nomes da produção cinematográfica de determinado país ou região.
Os formatos de exibição serão o DVD, VHS e a película 16mm
Além da exibição dos Filmes contará com encontros , e palestras de realizadores e estudiosos além de lançamentos de novos nomes da produção nacional, promovendo uma espaço de reflexão e troca o quem vem a fortalecer o trabalho de formação da ELCV.
A programação será montada pela Coordenação da ELCV, juntamente com sua equipe de agentes Culturais e com a Consulta aos professores da ELCV

GRADES E HORÁRIOS

A proposta é de exibição de 8 a 10 filmes por mês, nos seguintes horários:

• Sextas às 19h30min
• Sábados às 19h
• Domingos às 19h
O filme exibido na sexta será o mesmo do sábado, por ser um público diferenciado e também pelo trabalho de parceria coma Educação que pretendemos realizar para as sessões às sextas.

As palestra e ou encontros acontecerão aos sábados (pelo menos 1 ao mês) à tarde ou antes das exibições.

PÚBLICO ALVO

Interessados nas artes cinematográficas em geral, estudantes ( universitários, do Ensino Médio) e de movimentos de alfabetização de jovens e adultos.

INFRA-ESTRUTURA pessoal e física

• 1 ou 2 funcionários da Gerência de Teatro e Auditórios que serão responsáveis pela projeção , tanto no que diz respeito à manipulação dos equipamentos, quanto no controle do público;
• 1 agente Cultural ligado à coordenação da ELCV que será responsável fará o acompanhamento dos principais ciclos e palestras;
• Impressos para a confecção dos ingressos;
• Limpeza do espaço do Auditório e banheiros à Cargo da G.T.A;
• As exibições em 16mm serão feitas pelo projecionista contratado;
• Água e Copo para o atendimento ao público.

CUSTOS

1- Aluguel direto com as Distribuidoras:
1.1- Se optarmos pelo aluguel de obras será necessário um investimento de pelo menos entre R$10.000,00 a R$15.000,00 pois cobra-se um valor para exibição de cada Filme, com direitos autorais e de exibição.
2- Parceria com distribuidoras, Consulados e realizadores:
2.1- Entrar em contato para captar títulos que possam ser exibidos sem termos que arcar com os custos de exibição, bancando apenas ou o aluguel em locadoras ou a compra do DVD, ou o transporte dos rolos;
2.1-1. Aluguel em Locadora: R$5,00 por título ( R$40,00 a R$50,00 por mês) totalizando R$600,00 de investimento no ano
2.1-2. Compra de DVD em Distribuidoras: Médias de R$14,90 a R$ 49,90 por Título reservando R$200,00 por mês, gastaríamos R$2.400,00 no ano;
2.1-3. Retirada de Filmes em parcerias com Consulados e Distribuidoras: Custo de transporte da própria SCEL e ou do Aluguel do Título
3- Palestras em Encontros:
3.1- Pretendemos trabalhar com duas vertentes:
3.1.1- Contato com profissionais que queiram gratuitamente participar das atividades do Ciclos;
3.1.2 – Contratação de Pessoas Física ou Jurídica, no caso de diretores , produtores e outros profissionais, de grandes nomes. Prevemos em média de R$300,00 a R$500,00, por palestrante (Não temos como calcular este valor anual, mas é importante sabermos que para trazer alguns nomes importantes é necessário um investimento).

3.2- POSSÍVEIS PARCEIROS:
3.2.1- Distribuidora Versátil;
3.2.2- Consulados ( Argentina, França, Espanha, Índia, Israel, Japão, Rússia, Uruguai, Chile, Cuba, China, Angola, Cabo Verde, Moçambique e outros)
3.2.3- Acervo do memorial da América Latina
3.2.4- Institutos ( Goeth, Moreira Sales, Cervantes, Itaú Cultural e outros)
3.2.5 Fundação Japão
3.2.6- CDI: Cinema Distribuição Independente S/C Ltda
3.2.7- Cinemateca
3.2.8- MIS
3.2.9- Catalônia – Grupo de Catalões de SP
3.2.10- Associação de Cineclubistas
3.2.11- Diretores e ou produtores(as) que detenham os direitos dos Filmes.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

Sugerimos para a abertura do projeto uma programação especial do M~es de aniversário da Cidade, composta por obras de cineastas e ou, produtores, atores e técnicos que sejam Andreenses ou que tenham alguma ligação com nossa cidade:

Sugerimos para este Ciclo os seguintes realizadores e obras:

• Lucélia Santos:
Timor Lorosae - O Massacre que o Mundo Não Viu

Documentário sobre a história recente do Timor Leste, ex-colônia portuguesa na Ásia. Após se livrar do domínio português, em 1975, o país foi invadido pela vizinha Indonésia, que durante os 25 anos seguintes promoveu o massacre de cerca de um terço da população local. O drama do povo timorense nunca recebeu a devida atenção da comunidade internacional. Em 1999, após um plebiscito supervisionado pela ONU, foi confirmada a autonomia da região. Ao deixarem o novo Estado, as tropas indonésias vandalizaram 99% do território. A diretora e sua equipe chegaram ao Timor Leste um ano depois e registraram por um mês a nova realidade.
Ficha Técnica
Título Original: Timor Lorosae - O Massacre que o Mundo Não Viu
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 75 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2001
Site Oficial: www.timor-ofilme.com
Hot Site: www.adorocinemabrasileiro.com.br
Distribuição: Riofilme
Direção: Lucélia Santos
Roteiro: Pedro Henrique Neschling e Lucélia Santos
Produção: Lucélia Santos
Música: Carlos Pacini e Carlos Pacini Filho
Fotografia: Luís Abramo
Edição: Mair Tavares
Elenco: Lucélia Santos (Narradora

• Eliane Caffé:
KENOMA
Jonas chega em Kenoma, um pequeno povoado que fica no "fim do mundo" e é habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes. Jonas permanece no local atraído pela jovem Tari. O modo de vida em Kenoma é primitivo. Entre os habitantes destaca-se Lineu, que se dedica há 20 anos à tarefa de, em um moinho abandonado, construir uma máquina capaz de produzir constantemente sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo. Obcecado pelo sonho de instalar em Kenoma a primeira máquina auto-suficiente, Lineu converte sua existência numa infinita sucessão de tentativas e fracassos.
Ficha Técnica
Título Original: Kenoma
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 1998
Estúdio: A.F. Cinema e Vídeo
Distribuição: Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Eliane Caffé e Luis Alberto de Abreu
Produção: Alain Fresnot
Música: Uakti
Fotografia: Hugo Kovensky
Desenho de Produção: Clóvis Bueno e Vera Hamburger
Figurino: Moacyr Gramacho
Edição: Idê Lacreta
Elenco
José Dumont (Lineu)
Mariana Lima (Tari)
Enrique Diaz (Jonas)
Jonas Bloch (Gerônimo)
Matheus Nachtergaele (Pedro)
Eliana Carneiro

NARRADORES DE JAVÉ
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que êles se deparam com o anúncio de que Javé pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidro-elétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: vão preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Ficha Técnica
Título Original: Narradores de Javé
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 100 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2003
Distribuição: Lumière e Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Produção: Vânia Catani e Bananeira Filmes
Co-Produção: Gullane Filmes e Laterit Productions
Música: DJ Dolores e Orquestra Santa Massa
Som: Romeu Quinto
Fotografia: Hugo Kovensky
Direção de Arte: Carla Caffé
Figurinista: Cris Camargo
Letreiros: Carla Caffé e Rafael Terpins
Edição: Daniel Rezende
Elenco
José Dumont (Antonio Biá)
Matheus Nachtergaele (Souza)
Nélson Dantas (Vicentino)
Rui Resende
Gero Camilo (Firmino)
Luci Pereira
Nelson Xavier (Zaqueu)
Jorge Humberto e Santos
Altair Lima (Galdério)
Alessandro Azevedo (Daniel)
Henrique (Cirilo)
Maurício Tizumba (Samuel)
Orlando Vieira (Gêmeo)
Roger Avanzi (Outro)

• Paulo Sacramento:
O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.
Ficha Técnica
Título Original: O Prisioneiro da Grade de Ferro (Altos Retratos)
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 123 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2003
Distribuição:
Direção: Paulo Sacramento
Roteiro: Paulo Sacramento
Produção: Gustavo Steinberg e Olhos de Cão
Fotografia: Aloysio Raulino
Edição: Idê Lacreta e Paulo Sacramento

• Alziro Barbosa:
Korda (Korda)
Descrição: Acompanha-se a rotina diária do personagem K. Ele vive num mundo aparentemente pós-apocalíptico, de ruas sempre vazias, sem carros ou pessoas. Um indivíduo metódico, consciencioso, organizado e detentor de um controle absoluto sobre sua vida. De repente, alguma coisa interfere nessa rotina aparentemente perfeita. A partir daí, a vida de K entra numa espiral vertiginosa e ele não consegue manter controle sobre mais nada.
Ficha Técnica
País: Brasil, 2004 (86 min)
Seção: Mostra Brasil - Competição Novos Diretores
Direção: Marcos Andrade
Roteiro: Marcos Andrade, Eduardo Nunes e Gilberto Loureiro
Fotografia: Alziro Barbosa, Gustavo Hadba
Elenco: Alziro Barbosa, Gustavo Hadba
Produção: Sérgio Andrade


 

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