Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Cursos

O cinema brasileiro contemporāneo em 3 atos com Bruno Cucio - PROJETO Oficina | Ponto MIS

Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.

 

Dias 11, 13 e 15 de outubro, segunda, quarta e sexta, da 19h às 21h - Duração 3 encontros de 2h cada aula

Gratuito

 

15 anos

 

Oficina realizada remotamente através de sala virtual através do programa ZOOM.

 

Inscreva-se - http://l.elcv.art.br/abkm.html

 

 

 

Sobre a oficina
O curso visa promover a discussão sobre o cinema nacional estabelecendo um recorte temporal entre o período da Retomada nos anos 90 até os dias de hoje. Dividido em 3 partes, as aulas propõem um diálogo entre o contexto sócio político cultural e as transformações estéticas que os artistas buscaram como tentativa de representação no período e na atualidade. Assim, durante o curso passaremos pelo o fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da Ancine no início dos anos 2000, o forte ressurgimento do financiamento e editais públicos, a situação atual da produção audiovisual e diversas análises de filmes do período.


 
Objetivo

 A oficina propõe-se a dar ao iniciante no assunto uma perspectiva do que foi construído ao longo desses anos para que ele seja capaz de entender as imagens do audiovisual nacional das salas de cinema de hoje. Dessa maneira, o curso pretende despertar no aluno um interesse sobre a atual cinematografia brasileira de forma que ele continue acompanhando esta produção fora das paredes da sala de aula.

Para que tal interesse aconteça é necessário que o aluno além de criar repertório através de aulas expositivas - passando pelas diversas propostas estéticas realizadas pelos diretores do cinema brasileiro do período abordado - tenha a possibilidade de debater as soluções que os artistas deste cinema brasileiro buscaram realizar em suas representações do mundo.



Sobre a professor

Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema, mestre pelo departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para-í (2018), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil, além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein-Heidelberg, entre outros. Dirigiu o curta- metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.

Coordenou o projeto socioeducacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: Pontos MIS, Instituto de Cinema, SESC, POIESIS, IED - Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida.


Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.

 

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Pontos MIS 
é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.  O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.


O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.


 

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