Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Notícias

07/09/2022
Fanzinoteca promove mostra PeibÍ

IV Mostra PEIBÊ de Zines e Publicações Independentes acontece dia 08 de setembro no IFF Macaé e na UFF Rio das Ostras.

por Campus Macaé
Publicado06/09/2022 14h28,
Última modificação06/09/2022 14h40

 

O projeto Fanzinoteca do IFF Campus Macaé promove a IV Mostra Peibê de Zines e Publicações Independentes no dia 08 de setembro. O evento acontecerá de 14h às 18h no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé e terá continuidade, de 19h às 21h no pólo da UFF de Rio das Ostras.

Abrindo a programação, no auditório do IFF Macaé, às 14h, a zineira Thina Curtis fará um bate-papo com o público sobre sua experiência como autora e educadora popular. Na ocasião será inaugurado o Acervo de Zines Feministas Thina Curtis. Em seguida, acontece a feira de zines no pátio coberto até as 18h com microfone aberto para quem desejar declamar poesias e similares. Estarão expostos trabalhos produzidos pelos estudantes do Ensino Médio do Campus Macaé, além de outros autores e projetos, como o movimento Comer pra Quê? da UFRJ Macaé, projeto Saberes Populares do Campo contra Covid da UFF Rio das Ostras, Zine Homem-Leoa de biólogos da UniRio e zines de estudantes egressos também. A Fanzinoteca fará distribuição do zine Peibê#7, ganhador do 38º Troféu  ngelo Agostini de 2020.

A partir das 19h, o evento se desloca para o pólo da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras onde ocorrerá oficina de zines com Thina Curtis e Beralto.

O evento é aberto ao público em geral e não há necessidade de inscrição.

 
Para a professora Penha Élida Tuão, o uso de zines estimula a experiência literária dos estudantes. “Os zines foram uma ferramenta essencial para todo trabalho, seja para a circulação do texto, o que permitiu o alcance de leitores reais (para além do professor), seja para tornar o assunto “literatura” uma experiência, uma prática, e não apenas uma teórica – algo possível principalmente com a Mostra Peibê”, destaca. Seus alunos produziram zines a partir das aulas sobre Romantismo Brasileiro que poderão ser conferidos na mostra.




Sobre a homenageada

Thina Curtis
é poeta, fanzineira, quadrinista, arte educadora e produtora cultural. No meio dos fanzines, é conhecida como Dona Fanzine. É responsável pelo evento itinerante de Fanzines e Publicações Independentes Fanzinada, também organiza anualmente no Dia Nacional do Quadrinho o evento Café Ilustrado & Convidados na região do ABCDRRM (SP).


Premiada ao lado da ilustradora Fabi Menassi na 33ª edição do Angelo Agostini na categoria “Melhor Fanzine de Quadrinhos “com o Fanzine Café Ilustrado. Indicada nos anos de 2013,2017,2018, 2019 e 2020 nas categorias melhor evento e Jayme Cortez nos Troféus Angelo Agostini e HQ Mix.

Em abril de 2019 se tornou Patrona da Fanzinoteka Municipal de Barueri” Thina Curtis” na Gibiteka Prof° Max Zendrom.

Membro de Honra ao lado de Henrique Guimarães na ANZINE (Associação Nacional de Pesquisas Em Fanzines). Membro da Academia internacional de Literatura Brasileira(NY).

Participou de várias coletâneas poéticas e de histórias em quadrinhos, exposições nos salões nacionais e internacionais de humor. Curadora de várias exposições sobre fanzines entre elas:  Casa Das Rosas, Casa da Palavra (Santo André),Gibiteca Max Zendrom, Exposição e Mostra de História em Quadrinhos Pinacoteca de São Bernardo do Campo e em Portugal.

Faz parte do Coletivo Feminino de Poesia visual Colcha de Retalhos ABCD.

 

 

Para maiores informações sobre o projeto Fanzinoteca e contatos:
Email - 
facebook.com/iffanzine/
instagram.com/projetoiffanzine/
iffanzine.blogspot.com.br/

 

Informação retirada da página https://portal1.iff.edu.br/...


 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br