Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Professores

Waldemar Lima - Turma 1

Professor de Fotografia / Iluminação Cinematográfica



Diretor de fotografia internacionalmente conhecido principalmente pelo seu trabalho como diretor de fotografia e operador de câmera no premiadíssimo "Deus e o Diabo na Terra do Sol" de Glauber Rocha o primeiro filme do diretor baiano a utilizar como linguagem C111cinematográfica uma câmera na mão. Linguagem que tornou-se símbolo do cinema novo e marcou toda uma geração de cineastas.
 


Vindo de formação autodidata, foi fotógrafo de jornal antes de tornar-se fotógrafo cinematográfico. Iniciou sua carreira em longa metragem como cameraman da "A Grande Feira", filme de Roberto Pires fotografado por Hélio Silva, mas foi com Glauber Rocha amigo e companheiro na Bahia, que Waldemar Lima mais trabalhou nos seus de trinta anos de carreira. Foi seu fotógrafo no curta metragem "A Cruz na Praça", foi seu assistente de direção e fotógrafo na segunda unidade no longa metragem "Barravento", fotografado por Toni Rabatoni.
 


Este filme foi citado como "uma das mais belas obras do cinema" pelo escritor italiano e premio Nobel de literatura Alberto Moravia. Mas foi como fotógrafo em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" considerado mundialmente um dos maiores filmes da história do cinema, que Waldemar Lima se firmou como profissional no cinema nacional.
 


Da Bahia veio para o Rio, fotografando e co-dirigindo com Luiz Carlos Maciel o longa metragem Society em Baby Doll comédia de sucesso na época, que além de lançar a atriz Marieta Severo, contou com a interpretação de astros e estrelas como Yoná Magalhães, Natália Timberg, Sergio Brito, Ítalo Rossi e outros grandes nomes do cinema nacional.
 


Em São Paulo, antes de ingressar na publicidade onde fotografou centenas de comerciais, W. Lima fotografou entre outros, os longa metragens, "Bebel Garota Propaganda", de Maurice Capovilla e "Anuska Manequim e Mulher" de Francisco Ramalho.


Além de um curso itinerante formatado para ser ministrado fora de São Paulo, Waldemar Lima já estendeu seus ensinamentos teóricos, práticos e artísticos a vários alunos em cursos ministrados na:
 


- FUNARTE


- Fundação Nacional de Arte


- MEC


- Secretária de Cultura do Estado de São Paulo


- Curso Livre de Cinema da Prefeitura de Santo André


- Estúdio Fátima Toledo


- Centro Cultural AD Videotech


- Espaço Cultural Planeta Tela


- UNITRI- Universidade do Triangulo Mineiro


- Curso MBA - Faculdade Cambury - Goiânia.


- Academia Internacional de Cinema – S/P.



 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br