Nós estamos aqui não somente para trabalhar como pensam algumas pessoas, mas para viver como todo ser humano tem direito de viver e a onde que lhe aparece melhor.... Apesar das diferenças de culturas e outras somos uma raça só, a raça humana. Na ideia de compartilhar um pouco de nossa cultura surgiu esse curso de francês para ajudar pessoas que têm um gosto para essa Língua...
Texto por Elie Dumosthene
O Projeto Vivências: Haitianos da E.L.C.V. de Santo André, clique aqui leia sobre o projeto, permitiu o compartilhar de vários momentos, a troca de várias experiências, idéias e informações entre todos os que dele participam. Um destes momentos é a participação dos haitianos, alunos da turma 7, professores e coordenação da E.L.C.V. na web série "Superação", com 6 episódios (alguns em produção) e vivenciando momentos de muito aprendizado. Através deste projeto descobrimos que temos muitas coisas para aprender com eles, e eles conosco.
Através de uma conversa sobre idiomas e dialetos com Pierre e o Elie, haitianos, participantes do projeto e da web série, surgiu a idéia de aulas, ou um curso do idioma Francês. Por ser um dos idiomas falados no Haiti e ambos, Pierre e Elie, serem fluentes no mesmo, ambos se propuseram a nos ensinar Francês e em troca de nós, brasileiros participantes do projeto ensinarmos a eles o idioma Português, apesar que eles já estão se saindo muito bem neste quesito, até as gírias eles estão dominando.
Este período de convivência e trocas entre todos do projeto e em particular com os haitianos que participam do projeto, tem nos despertado para várias questões que não consideraríamos em situações cotidianas de nossas vidas. Esta troca tem sido fundamental. Temos muito a trocar e descobrir dentro do projeto Vivências: Haitianos, e de todos que estão derivando dele. Temos muito em comum, a garra e a força de vontade de superar as barreiras e as dificuldades. Tem sido precioso cada momento com estes novos irmão e companheiros.
Texto por Loide Almeida e Carlos Eduardo Grande
Projeto derivado do Projeto Vivências: Haitianos, clique aqui e conheça este projeto.