Início de turma, ansiedade e muita vontade de começar a produzir, gravar, entrar no set e fazer acontecer.
Xeque mate foi um exercício bastante esperado por todos que participaram do processo com muito empenho.
Naquela noite de novembro de 2014, minha função era a fotografia, mas como ainda não tinha o traquejo necessário com a câmera, deixei essa função para o dono dela, Vinícius de Vinhedo que se responsabilizou pelas gravações. Enquanto isso eu ajustava a iluminação e instalava um pendente sobre a mesa de xadrez, colaborando com a produção e arte.
Era o nosso primeiro trabalho com atores que não eram alunos de nossa, ou de turmas passadas da escola, ou "atores de fora" e mesmo com a inevitável ansiedade, fomos bastante organizados no set.
Dentro de todas as limitações que nosso grupo possuía, estávamos em início de curso, o exercício ficou belo. Com boa interpretação dos atores, iluminação e arte satisfatória, terminamos toda a gravação do exercício após algumas horas de intenso trabalho. Neste dia também contamos com a presença do amigo e fotógrafo Luis Luna que apareceu no set nos auxiliando na filmagem.
Dias após quando nos preparávamos para a edição do exercício uma péssima notícia, os arquivos das gravações haviam sido perdidos!
Muita tristeza, discussões, posturas e questões tratadas e por fim a aceitação do ocorrido.
Seguimos com o curso, muitos outros exercícios, diferentes grupos, produções, roteiros, situações e tudo que envolve uma produção dos alunos da escola, quando em dado momento recebo a notícia que após um levantamento do acervo da escola em DVDs, arquivos e mídias alguns arquivos do Xeque mate haviam sido encontrados!
Expectativa e ansiedade até constatar que não eram tantos assim e não compreendiam toda a história...
Ao menos era meu ponto de vista até o final da montagem e a grata constatação de que mesmo com todas as limitações, percalços e situações, houve uma intensa pesquisa "investigativa" para descobrir o nome de um dos atores para a finalização dos créditos, o exercício Xeque mate estava finalizado e pronto para exibição!
É muito legal, depois de um ano e nove meses, poder ver o resultado da montagem do filme. Quase todo material foi perdido antes mesmo de vermos o resultado bruto, vendo acontecer da forma mais inesperada possível o que chamamos de: A mágica do cinema.
Texto por Demetrius Balbacham
com colaboração de Carlos Eduardo Grande
Assista o curta Xeque Mate, escolha uma das opções abaixo:
- Produção
- Storyboard Animado