Data do Evento - 08/10/2014
Local do Evento - Parque Antônio Pezzolo - Chácara Pignatari - Sede da E.L.C.V. de Santo André
Cidade - Santo André
Ministrada por DiaulasUllysses – Diretor de Cinema, Cineclubista, Membro e Coordenador do Cineclube Cinema Digital e ex- aluno da Turma 1 da ELCV.
2º Encontro Cineclubista na ELCV – Escola Livre De Cinema E Vídeo De Santo André – temas: exibição de cinema / eu e meus amigos de turma da ELCV
Ontem, 08 de outubro de 2014, as 19h30 – num dia de lua encantadora e temperatura amena entramos num visitar das obras de homens e mulheres NORDESTINOS- para podermos com arte mostrar que a nossa indignação contra esse povo preconceituoso não enxerga as belas poéticas e humanas desse povo do nordeste que só nos surpreendem a cada ano – “Pense Macho”, num local onde é quente o ano todo, quase não tem água – comida então é luxo – mas o que não falta é gente que te recebe bem, tem um sorriso pra alimentar toda aquela dor – e te trata como irmão.”Vixe”, quando o filme PATATIVA DO ASSARÉ soou nos quatro cantos do Parque Chácara Pignatari do lado de fora da ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André – os olhares da Turma 7 e dos agregados pularam para esse universo da poesia e principalmente desse poeta Cearense de primeira linha. Sua voz em meio as suas poesias e musicas nos levou a um nordeste que amamos e muito...
Na primeira parte – foram comentados sobre a força artística de quem realiza ações de Cineclube – tem de ser sempre atual – para poder aguçar e nunca perder o poder da imagem e do debate. Como houve inúmeros insultos de pessoas que por conta de uma eleição não entenderam que aquilo é assim – começaram a insultar os nordestinos porque o atual governo lhe oferece melhores condições de vida hoje do que outrora – e aí esses mal informados, mal educados começaram a por a culta da expressiva votação um cavalo de batalha. A gente que faz cinema e tem uma visão mais aguçada e que passou as dores de outrora de governos que só pensavam nos ricos. Não consegue ficar quieto precisa se expressar – pois o que o povo sofrido e amado do nordeste tem a ver com a falta de educação dessa gente internautica. Dá-lhe Musicas do CORDEL DO FOGO ENCANTADO ede LUIZ GONZAGApra abrir a conversa que seria longa “nessa noite de meu Deus de jesuzinho...” Depois entra o documentário PATATIVA DO ASSARÉ – AVE POESIA, com Direção Rosemberg Cariry – Fortaleza – Ceara – 2007 – obra com distribuição do projeto Circuito Cineclubista – realizada pelo CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. O filme nos mostra um poeta apaixonado pelo Brasil e principalmente pelo seu povo sofrido – sendo permeado pelos seus governantes que só prometiam apoio ao nordeste e nada – em meio a tudo isso, a poesia forte e avassaladora de Patativa do Assaré nos leva as mais belas palavras e entoadas do universo particular do poeta e de sua força artística.
Na segunda parte os alunos da Turma 7 e agregados foram para uma dinâmica de dinâmica de como conhecer os amigos do seu lado na escola – um jogo emocionante de descobertas e entendimentos de grupo – buscando fortalecer não só os pequenos grupos que já tem sua força – mas descobrir as outras pessoas que não fazem parte dos pequenos grupos – mas que mesmo assim possuem potencial para a riqueza de trabalhos de cinema em grupo. Se você estuda numa Escola de Cinema precisa entender o outro do seu lado – pois ele também quer o fortalecimento da arte com você. Foram sorteados duplas para começar o bate papo de conhecer o outro – depois foi trocado por outro e depois de novo. Ao final tiveram que dar de presente alguma coisa pessoal - um presente bem simples (uma poesia sua, livro, CD, pano bordado, pintura...algo bem pessoal – para a primeira pessoa que cada um conversou. E nítido “perceber que o que nos falta são ações desse formato” – é uma “alegria conversar com o outro – descobrir sua vida” e voltar a ver os olhos de cada um – seu brilho ao falar de si e do cinema.
Conclusão – o debate é esse, olho no olho – palavras com sentimentos para todos – um poeta no meio (Patativa do Assaré) e uma porção de pipoca, café (feitos pela Wanda), ao luar, do lado da sede da ELCV, no meio do Parque Chácara Pignatari na cidade de Santo André – SP. A vida tem de ser assim simples.
Formativa Cineclubista - são séries de formativas de ações de cineclube, desde como funcionam, sua historia no Brasil e suas atuações no século vinte um, com o advento do cinema digital/mídias digitais e um olhar sobre a sociedade contemporânea atual.
----------------------------------------------------------------------
Difilme Digital
Produtora e Distribuidora de filmes, documentários e animações lançada em 1995 – depois das vivências de DiaulasUllysses na produção e atuação do filme “Bocage, o Triunfo do Amor” do cineasta Djalma Limongi Batista. Ela tem esse nome por ser uma alusão ao século 21 – onde se falavam muito na época que seria o século do individuo – cada um seria um Universo, em quea criação em grupo seria algo mais distante do comum – então resolvi acentuar essa leitura e criei uma empresa de audiovisual com meu nome, misturado a palavra “filme” – e para contemplar o caminho certo do cinema moderno, a palavra “Digital” que é o cinema de arquivo digital – de HD, de mídia DVD/Blu-Ray. Ela atua principalmente em ações de grupos/coletivos, Escolas de Cinema, de realizadores e produtores independentes, principalmente, da região do Grande ABC (SP); e tenta fortalecer as ações de difusão do cinema e vídeo brasileiro junto com o Cineclube Cinema Digital em parceria com a Pitan Filmes.
----------------------------------------------------------------------
Cineclube Cinema Digital
“Comunicação direta com a Comunidade”
O Cineclube Cinema Digital é uma ação itinerante, e foi lançado em março de 2006, no Centro Cultural Diadema, na cidade de Diadema (SP); três anos após a retomada do Movimento de Cineclubes no Brasil, através do grupo cinematográfico Pitan Filmes e coordenado por DiaulasUllysses. Depois das reuniões, ações e participar da retomada do movimento em 2003 no Festival de Cinema de Brasília – buscou-se unir o vasto repertório dos acúmulos das historias dos Cineclubes brasileiros, da força, diversidade e engajamento com cinema e comunidade – acrescentei umas ideias que pesquisei e desenvolvi na cidade de Diadema (SP), mais a força criativa e iluminada do Grupo Pitan Filmes desenvolvidas durante as oficinas e debates de cinema e vídeo em 2003/2004 – com ações mais compartilhadas e democráticas, com a participação mais efetiva da comunidade. Hoje atuamos com parcerias com as distribuidoras, escolas de Cinema, da região do ABC, de São Pauloe Governo Federal. Com essas ações já rebemos vários prêmios – e destacamos os dois maiores – dentro do “Prêmio Desempenho 2008” realizado pela Revista Livre Mercado – fomos agraciado pelos prêmios“Destaque do Ano 2008” e o prêmio “Melhores do Ano 2008”.
----------------------------------------------------------------------