Datas do Evento - 26 a 28/08/2017
Local do Evento – Cinemateca Brasileira / E.L.C.V. de Santo André
Cidades – São Paulo / Santo André
Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o 28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Kinoforum.
A Noite de Kino evento promovido pelo Kinoforum ocorre todos os anos dentro da programação do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, onde são convidadas Universidades, Faculdades e Escolas de Cinema de todo o estado de São Paulo para uma gincana onde é apresentado um tema geral e cada instituição é sorteada para uma variação deste tema. No início da manhã do primeiro dia o evento, 26, em café da manhã realizado na Cinemateca Brasileira a E.L.C.V. de Santo André, representada pelos alunos da Turma 8 Carina Bessa, Chistiane Calderon, Gustavo S. Ocete e Ande Romano que se juntou aos demais na sede da escola, escolhidos por sorteio dentre os alunos que se inscreveram, acompanhados do Orientador e Professor de História da Imagem da ELCV, Milton Bíscaro e de outros alunos da Turma 8, ficou com o tema Humor e Música.
Na própria Cinemateca os alunos se reuniram e tiveram uma rápida reunião sobre o tema e ideias para o roteiro que foi definido com todos que compareceram para ajudar na sede da escola.
Roteiro pronto as filmagens começaram no dia 26 mesmo no final da tarde e seguiram até às 3h da manhã do dia 27, domingo. Todos foram para casa descansar e às 13h30 reuniram-se novamente na escola para produzir os efeitos de áudio, trilha sonora, dublagens e demais sons do curta enquanto a edição geral era feita por outro grupo.
Muita conversa, algumas discussões, cansaço, mas acima de tudo bastante empenho de todos para que às 4h da manhã do dia 28, segunda feira dia da exibição na Cinemateca às 20h, ficasse pronto o curta.
“UM BREVÍSSIMO ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ONTOLÓGICAS DOS HOMINÍDIOS EM SUAS PRÁXIS MUSICAIS DO PALEOLÍTICO AO CONTEMPORÂNEO SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA AFROCIBERDÉLICO-KANTIANA...
...ou não”
Material final entregue no MIS – Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo e local de recepção de todos os curtas dos participantes e um grande alívio tomou conta de todos que compareceram em peso acompanhados de alunos da Turma 7, da administração da escola, amigos e demais pessoas que compareceram para a sessão que tece muita emoção, expectativa, risadas e aplausos.
Parabéns a todos que contribuíram para que este evento, e em particular a produção dos alunos da E.L.C.V. de Santo André realizassem este belo curta.
--------------------------------------------------
28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - http://www.kinoforum.org.br/curtas/2017/
Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.
Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade. A cada ano, o Festival seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.
Sua programação tem como eixo central os programas de filmes internacionais, latino-americanos e brasileiros e, a cada ano, também é criada uma série de programas especiais, a partir dos próprios filmes inscritos e de sugestões de curadores que visitam os principais festivais do Brasil e do mundo.
Também são exibidos programas selecionados por festivais parceiros de vários países. O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.