Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Eventos

Mostra Coppola 80 anos / Mostra 50 anos do Poderoso Chefão - Exibição da trilogia - Pontos MIS / ELCV

Data do Evento – Dias 24, 25 e 26/08/2022
Local do Evento – E.L.C.V. de Santo André
Cidades – Santo André



Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS

 

 

Celebrando o aniversário de 80 anos do cineasta Francis Ford Coppola, o MIS, através dos Pontos MIS, organiza uma retrospectiva com seus principais filmes, incluindo a clássica trilogia de O Poderoso Chefão.


Coppola inaugurou sua carreira de roteirista e cineasta em 1963 com o thriller Demência 13, e de lá para cá são mais de vinte e cinco longas-metragens, contendo em sua lista de realizações ícones para a cinematografia mundial, como Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker. Ele coleciona, ainda, diversos prêmios por sua obra, incluindo Oscar de melhor diretor e melhor filme por O poderoso chefão II e duas Palmas de Ouro em Cannes por Apocalispe Now e A conversação.

 

Dias 24, 25 e 26/08 às 19h (Presencial)

Gratuito

Idade: 14 anos

Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André  - Saiba como chegar, clique aqui.

 

 

 

 

Mostra 50 anos do Poderoso Chefão - Exibição da trilogia

 

 

 

O Poderoso Chefão - Dia 24.8 – 19 horas

 

Direção Francis Ford Coppola

EUA

177 min

1972

 

Mediação Flávio Shimoda - Coordenador Pedagógico ELCV

 

 



Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino),

 

(fonte: www.filmow.com)

 

 

 

 

O Poderoso Chefão - 2 - Dia  25.8 – 19 horas

 

Direção Francis Ford Coppola

EUA

200 min

1974

 

Mediação Gustavo Brandão - Professor de Direção da ELCV

 

 



Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a construir o seu império.

 

(fonte: www.filmow.com)

 

 

 

 

O Poderoso Chefão - 3 - Dia  26.8 – 19 horas

 

Direção Francis Ford Coppola

EUA

170 min

1990

 

Mediação Flávio Shimoda - Coordenador Pedagógico ELCV

 

 



Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe "Vinnie" Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.

 

(fonte: www.filmow.com)

 

 

 

------------------------------------------------------
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.  O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

 

 




 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br