Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Eventos

Noite de Kino – 2023 - Turma 10 no 34º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinoforum em grandiosissimo estilo na Cinemateca Brasileira.

Datas do Evento – 24 a 28/08/2023
Local do Evento – Sede da ELCV de Santo André / Cinemateca
Cidades – Santo André / São Paulo

 

Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o 34º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Kinoforum.

 

 

Alunos da Turmas 10 da ELCV com apoio dos professores e equipe da escola participam da Noite de Kino.

 

Na ELCV 4 alunos são sorteados como representantes, mas toda a turma participa, além de convidados, ex-alunos, professores, funcionários e colaboradores que auxiliam durante todo o tempo.

 

A Noite de Kino ocorre há mais de 30 anos e é um evento que estimula a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, e por que não dizer da estrutura das Escolas, Faculdades e Universidades participantes, além de ser um excelente estímulo na aplicação do aprendido durante os respectivos cursos. Afinal cada escola tem um tema específico sorteado.

O tema sorteado para a ELCV foi "Não foi por falta de aviso".

 

A partir dai os alunos tem até às 12h do dia 22 de agosto para entregar um curta completo que será apresentado nas salas da Cinemateca, no próprio dia 22 de agosto na parte da noite, reunindo todos os participantes.

 

São aproximadamente 72 horas para, à partir do tema sorteado, definir a história, roteiro, fazer a pré-produção, produzir, criar a arte, pensar iluminação, filmar, fotografar, captar áudio, edtar, finalizar e entregar, isto dentre todas as muitas ações e procedimentos necessários para fazer um filme, de um curta a um longa e os quais remuno nestes citados para não extender o texto.

 

O resultado final é imprevisível em um primeiro momento e em muitos casos o próprio título da produção só é definido no final da edição.

 

A ELCV, que participa da Noite de Kino desde o ano de 2008, tendo participado de todas as edições até hoje, desenvolveu uma estratégia de apoio aos alunos que vai desde o sorteio do tema com professores acompanhando o desenvolvimento do roteiro até a finalização e entrega. Durante todo o tempo em que o evento acontece a equipe da escola, funcionários e apoiadores auxiliam os alunos mantendo a sede da escola aberta, que é a "base de operações" necessária para todas as definições e preparação para as gravações e edição, ajudando na produção de diversas formas e em sincronia e sintonia com os todos os presentes. É um evento extremamente cansativo e que exige muito dos participantes, mas é emocionante e cria uma energia de união e sinergia que compensa todas as questões e que após a exibição resulta em uma alegria contagiante.

 

Neste ano os alunos da Turma 10 em peso, uma equipe grande, diversa e que trabalhou arduamente e de forma coordendada dentro do tema proposto, que neste ano foi "Afetos Colaterais" apresentando o curta "Amor só de mãe".

 

Parabéns a todes realizadores e em particular ao empenho da Turma 10 durante estes dias.

 

 

Para saber mais sobre a participação da ELCV em suas participações nas Noites de Kino acesse http://noitedekino.elcv.art.br/


 

--------------------------------------------------
34º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - https://2023.kinoforum.org/

 

Acesse o Catálogo completo, clique aqui.

 

 

RESGATAR O PASSADO PARA CRIAR FUTUROS


Em sua 34ª edição, o Curta Kinoforum volta a um desenho semelhante ao de antes da pandemia. Ano passado já ensaiamos o retorno às salas de exibição, em um formato híbrido com as plataformas digitais, e agora tornamos a ocupar os espaços tão especiais que há anos nos acompanham, sem perder a possibilidade de chegar a mais espectadores Brasil afora. A sensação é ainda melhor quando sabemos que nossa equipe de produção estará sediada na Cinemateca Brasileira, que resistiu aos últimos quatro anos graças a seus bravos funcionários e amigos.


A programação deste ano traz muitas novidades e também vem recheada de resgates. A pluralidade de meios de captação e edição nos permitiu ampliar cada vez mais o acesso, chegando a mais pessoas, mas também criando uma geração muito mais diversa a atuar por trás das câmeras. Há mais de 20 anos o Festival exibe produções indígenas desenvolvidas em projetos pioneiros como o Vídeo nas Aldeias, além de oficinais de realização audiovisual que todos os anos marcam presença na programação. Este ano, no foco Questões do Céu e da Terra, o cinema indígena autoral chega às nossas telas, com programas de filmes de Olinda Tupinambá, Takumã Kuikuro e Priscila Tapajowara. O programa Horizontesestreia na programação, reunindo filmes que abordam o universo jovem e tendências para as novas gerações.


Em paralelo, olhamos para a história do cinema e em especial do curta-metragem brasileiro, em uma série de homenagens e com um programa que reúne filmes que dominam a narrativa cinematográfica e foram reconhecidos pelo Prêmio Estímulo — fomento que ajudou a formar as gerações dos anos 1980 e 1990 de cineastas paulistas e a desenvolver o formato que sempre foi espaço de resistência diante dos altos e baixos da frágil política cultural brasileira.


O mundo atual em que várias visões de mundo convivem — nem sempre em harmonia — e tantas vozes ainda precisam se fazer ouvidas nos exige disposição para a troca e abertura para o novo. Esse é o território em que vivemos desde a criação do Festival, também um resultado do pulsante cenário do curta-metragem paulista do fim dos anos 1980. Convidamos você a desfrutar dos encontros que a sala de cinema e seu entorno oferecem.


Zita Carvalhosa
Diretora do Curta Kinoforum

 

Noite de Kino

As escolas participantes indicam um grupo de alunos para participar dessa gincana de produção audiovisual. Tudo começa às 11h da sexta-feira, dia 19. Os participantes recebem um tema para inspirar suas produções, e realizam seus projetos em três dias.

 


 

 


 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br