Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Eventos

Olhar + Livre

Datas do Evento – 08/11/2025
Local do Evento – Região Central da cidade de Santo André
Cidade – Santo André

 

Ação de Integração realizada pela Secretaria de Cultura de Santo André

 

OLHAR + LIVRE

 

Neste sábado (08/11), a partir das 14h, haverá um grande encontro e partilha afetiva entre os projetos formativos da Secretaria de Cultura de Santo André:

ELCV | ELD | ELT | EMIA | Territórios de Cultura

Partindo da Casa do Olhar, haverá um deslocamento coletivo rumo à Casa da Palavra, com paradas na Praça do Carmo e na Concha Acústica. Durante o percurso, o público será convidado a participar de uma série de ações abertas: dança, teatro, artes plásticas, dança de rua e audiovisual. Tudo comandado pelas próprias comunidades dos projetos.

Um convite para viver a cidade em movimento, no encontro entre arte, afeto e partilha!

O Olhar + Livre reúne as Escolas Livres de Teatro (ELT), Dança (ELD) e Cinema e Vídeo (ELCV), a Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) e os Territórios de Cultura em um percurso artístico que vai movimentar a área entre a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, a Casa da Palavra Mário Quintana e a Praça do Carmo.

- Performances de dança, teatro e artes visuais
- criações ao ar livre
- apresentações de hip hop e street dance
- exibição de filmes experimentais com música ao vivo

08/11 (sábado), às 14h
Ponto de encontro: Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 - Centro. - Clique aqui e veja como chegar.


 

 

 

------------------------------------------------------


SOBRE A AÇÃO OLHAR + LIVRE
CASA DO OLHAR/CASA DA PALAVRA 08.11 14H

OLHAR + LIVRE: encontro e partilha festiva e afetiva entre os projetos formativos da Secretaria de Cultura de Santo André – Escola Livre de Dança/ELCV, Escola Livre de Dança/ELD, Escola Livre de Teatro/ELT, Escola Municipal de INiciação Artística/EMIA e TERRITÓRIOS DE CULTURA.

OLHAR + LIVRE é um deslocamento coletivo realizado entre a Casa do Olhar e a Casa da Palavra, com paradas na Praça do Carmo e na Concha Acústica. Ação comandada pelas comunidades dos projetos, o percurso será atravessado por uma série de ações nas áreas da dança, do teatro, das artes plásticas, da dança de rua e do audiovisual. Todas essas ações são estruturadas de forma aberta, convidando o público a delas participar.

Local de encontro: Casa do Olhar / sábado 18.10 às 14h
.............

MATERIAIS DO PERCURSO

ABERTURA

Esquenta. Apresentação do projeto, das escolas.

14h Casa do Olhar

EMIA e ELD
Mover e olhar, a deriva
Esta proposta de ação artística une as linguagens de dança, teatro e artes visuais em um projeto que envolve três artistas-educadoras: Denise Hyginio (teatro): atua na EMIA Aron Feldman e nos Territórios de Cultura. Ana Carolina Yamamoto (dança): atua na EMIA e na Escola Livre de Dança de Santo André. Bru Novaes (artes visuais): atua na EMIA. Concepção e Estrutura O trabalho se divide em duas partes principais, que ocorrerão de forma paralela: ?? A Deriva: Conduzida por Denise Hyginio e Ana Carolina Yamamoto, esta ação consiste em uma deriva performática pelo espaço público. O trajeto explorará o entorno das Casas do Olhar e da Palavra, além do percurso interno da Praça do Carmo. A proposta é utilizar a cidade como palco, transformando a trajetória em uma performance de exploração e interação com o ambiente. ?? O Olhar da Deriva: Paralelamente, Bru Novaes conduzira uma ação de observação fixa. Os observadores estarão posicionados para capturar tanto a deriva quanto o espaço público ao redor. Seu trabalho será o de criar um retrato do trajeto, utilizando o desenho como sua principal ferramenta. Este registro visual busca captar a dinâmica do evento e a interação entre a performance e o ambiente. Finalização Ao término das duas ações, os trabalhos produzidos — tanto a experiência da deriva quanto os desenhos — serão unificados. Uma pequena mostra acontecerá, e, simultaneamente, será conduzida uma conversa sobre a experiência. Este debate contará com a participação das artistas e dos participantes, abordando a perspectiva de “quem viu e quem foi visto?. Mover e olhar, a deriva 1
Coordenação Bia Sano (ELD) e Alfredo Zaine (EMIA)
14h:15” Casa do Olhar até Praça do Carmo

ELT
O Núcleo Teatro e Rua - da Escola Livre de Teatro de Santo André
, compartilhará com as pessoas participantes do encontro suas criações, canções e metodologias a partir da obra 'Macaúba da Terra' de Gero Camilo. Através dessa poética buscaremos formas de estar no espaço público buscando a confluência entre arte e vida cotidiana.
Coordenação Patrícia Guiford (ELT e Jonatha Ferreira (ELT)
15H Praça do Carmo.

TERRITÓRIOS DE CULTURA
HIP HOP - STREET DANCE

Inicialmente, os aprendizes das oficinas de Street Dance, sob a orientação do educador Lucky, compartilham os materiais desenvolvidos na oficina. Na sequência, o público presente será convidado a participar de um “aulão aberto”.
Coordenação Solange Moreno (Territórios de Cultura)
16h Casa da Palavra

ELCV
CINEMA (AO) VIVO

A acontecer nas dependências da Casa da Palavra, performance sonora sobre projeção de imagens captadas ao vivo a partir de interação do publico.
17h Casa da Palavra

 

 


 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br