Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Cineclube

Data da exibição - 04/07/2015
Nosferatu - Expressionismo Alemão

Realização SESC Santo André em parceria com a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André

19h30

Gratuito

Idade: 16

Local: Auditório Heleny Guariba - Praça IV Centenário, s/n - Centro

Dir. F.W. Murnau
94 min
Alemanha
1922


Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

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Sesc - Santo André - Uma das maiores instituições de difusão e divulgação cultural do país, o SESC, através de sua unidade de Santo André e sua equipe, é um grande parceiro da E.L.C.V. de Santo André.

Por vários anos o SESC Santo André auxiliou na exibição e divulgação das produções dos alunos da escola, na contratação de profissionais para eventos e atividades em conjunto e a importante troca de idéias e informações que somente engrandeceram ambas as instituições e a cidade de Santo André.

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Expressionismo alemão - Retirado de http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/expressionismo-alemao/

Por Felipe Araújo

O Expressionismo desenvolveu-se na Alemanha no pós-guerra. Desde o início do século XX, movimentos como o Surrealismo  buscavam a representação interior humana, suas angústias, sonhos e fantasias. Para o Expressionismo Alemão, estes elementos tinham maior importância do que os apresentados na realidade objetiva.

Estas características estão representadas no filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene. Na obra, o protagonista é um médico que, ao manipular um sonâmbulo, acaba induzindo-o ao crime. O conceito de manipulação entre duas pessoas também se faz presente em filmes de outros diretores da Alemanha como Fritz Lang.

Em seu filme, “Dr. Mabuse, the Gambler”, de 1922, o diretor explora a hipnose. Já em "Metrópolis", de 1927, é apresentada a natureza dupla dos seres. Em outra obra, "M, O Vampiro de Dusseldorf" (1931), Lang apresenta o Destino como um figura dominadora e manipuladora das vidas humanas.

Nos filmes de Lang, são apresentados os elementos do Expressionismo Alemão de forma mais impactante. Entre as principais características de seu cinema, que ditam as regras desta escola, estão: maneira exagerada na representação dos atores, mundo idílico e sombrio da alma que se estende aos cenários e o duelo entre as trevas e a luz, representado pelo contraste e a fotografia recortada.

O Expressionismo Alemão pode ser considerado uma fusão entre o pessimismo e o cenário desolador encontrado no país no pós-guerra (1914-1918) com a tradição da literatura fantástica alemã. A importância desta categoria de cinema estendeu-se para outros países, influenciando diretores do mundo todo durante a década de 30.

Um dos cinemas que aderiu à estética expressionista foi o americano. Para escapar da perseguição nazista, cineastas como Lang, além de atores e técnicos, foram para os Estados Unidos.

Apesar da utilização de elementos fantásticos como cenários surreais, distorcidos, e jogos de luzes, nota-se, no cinema de F. W. Murnau, a busca de um cinema realista, pois o diretor apóia-se na realidade objetiva.

Fontes:ARAÚJO, Inácio. Cinema: O mundo em movimento. São Paulo. Scipione. 1995.

http://www.imdb.com/media/rm1376629248/tt0022100

http://www.imdb.com/title/tt0022100/



 

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