Data da exibição - 18/07/2015 |
A Última Gargalhada - Expressionismo Alemão |
|
|
Realização SESC Santo André em parceria com a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
19h30
Gratuito
Idade: 16
Local: Auditório Heleny Guariba - Praça IV Centenário, s/n - Centro
Direção F. W. Murnau 75 min Alemanha 1924
O idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensável quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua auto-estima.
------------------------------------------------------ Sesc - Santo André - Uma das maiores instituições de difusão e divulgação cultural do paãs, o SESC, através de sua unidade de Santo André e sua equipe, é um grande parceiro da E.L.C.V. de Santo André.
Por vários anos o SESC Santo André auxiliou na exibição e divulgação das produções dos alunos da escola, na contratação de profissionais para eventos e atividades em conjunto e a importante troca de idéias e informações que somente engrandeceram ambas as instituições e a cidade de Santo André.
------------------------------------------------------ Expressionismo Alemão - Retirado de http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/expressionismo-alemao/
Por Felipe Araújo
O Expressionismo desenvolveu-se na Alemanha no pós-guerra. Desde o início do século XX, movimentos como o Surrealismo buscavam a representação interior humana, suas angústias, sonhos e fantasias. Para o Expressionismo Alemão, estes elementos tinham maior importância do que os apresentados na realidade objetiva.
Estas características estão representadas no filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene. Na obra, o protagonista é um médico que, ao manipular um sonâmbulo, acaba induzindo-o ao crime. O conceito de manipulação entre duas pessoas também se faz presente em filmes de outros diretores da Alemanha como Fritz Lang.
Em seu filme, “Dr. Mabuse, the Gambler”, de 1922, o diretor explora a hipnose. Já em "Metrópolis", de 1927, é apresentada a natureza dupla dos seres. Em outra obra, "M, O Vampiro de Dusseldorf" (1931), Lang apresenta o Destino como um figura dominadora e manipuladora das vidas humanas.
Nos filmes de Lang, são apresentados os elementos do Expressionismo Alemão de forma mais impactante. Entre as principais características de seu cinema, que ditam as regras desta escola, estão: maneira exagerada na representação dos atores, mundo idílico e sombrio da alma que se estende aos cenários e o duelo entre as trevas e a luz, representado pelo contraste e a fotografia recortada.
O Expressionismo Alemão pode ser considerado uma fusão entre o pessimismo e o cenário desolador encontrado no paãs no pós-guerra (1914-1918) com a tradição da literatura fantástica alemã. A importância desta categoria de cinema estendeu-se para outros paãses, influenciando diretores do mundo todo durante a década de 30.
Um dos cinemas que aderiu à estética expressionista foi o americano. Para escapar da perseguição nazista, cineastas como Lang, além de atores e técnicos, foram para os Estados Unidos.
Apesar da utilização de elementos fantásticos como cenários surreais, distorcidos, e jogos de luzes, nota-se, no cinema de F. W. Murnau, a busca de um cinema realista, pois o diretor apóia-se na realidade objetiva.
Fontes:ARAÚJO, Inácio. Cinema: O mundo em movimento. São Paulo. Scipione. 1995.
http://www.imdb.com/media/rm1376629248/tt0022100
http://www.imdb.com/title/tt0022100/
|