Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.
Cineclube
Data da exibição - 07/11/2018
Dedo na Ferida - 1ª Exibição 2018 com a presença de Lúcio Kodato - Fotógrafo do Filme e Professor da ELCV
Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS e a plataforma Video Camp.
19h30
Gratuito
Idade: Livre
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André
Dir.Sílvio Tendler
Brasil 2014 1h 30min.
"Dedo na Ferida" trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos, em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto a perversão do capital só aspira a concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, artistas e intelectuais lutam para transformar o mundo levantando temas como os fim dos direitos sociais, o desemprego, o mercado e o consumo. A arte se converte em ferramenta de mudança social provocando discussões que não interessam aos 1% mais ricos.
------------------------------------------------------ Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
---------------------------
Video Camp é uma plataforma que reúne filmes de impacto disponíveis para exibições públicas gratuitas - basta reunir cinco pessoas para poder assistir. E o que entendemos por filmes de impacto? São aqueles que apontam causas urgentes, que retratam situações que precisam ser destacadas, que ampliam o nosso olhar para temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural.
E por que gratuito? Porque queremos levar esse conteúdo a mais gente. O que nos move é a democratização do acesso à cultura e à informação. Mais da metade dos nossos exibidores se declara “educador/educadora”, e estão usando os filmes do Videocamp para promover belas reflexões em sala de aula. Quer uso mais nobre?
Mas o realizador não merece ganhar pelo trabalho? Claro que sim! E nós também pretendemos ajudar nessa tarefa! Quando um filme, desde o seu lançamento, cria uma estratégia de distribuição mais democrática, o Videocamp vira uma de suas ferramentas de promoção! Ele ajuda a ativar redes, mobiliza, faz todo mundo saber que o filme existe. Bom, né? Principalmente porque sabemos o tamanho (mini) das verbas de marketing desse tipo de produção!
ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica -
Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br