Recordando os 21 anos da morte do cineasta, dramaturgo e ator, Denoy de Oliveira, a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV esta promovendo duas exibições na sua sede.
19h30
Gratuito
Idade: 14 anos
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André
Link CulturAZ, clique aqui
Direção Denoy de Oliveira
Brasil
1998
96 min
Retrata a história de um paraibano que chega a São Paulo a procura de um conterrâneo e, entre várias peripécias, acaba envolvendo-se com uma quadrilha que “vende proteção”, com a polícia, uma vizinha sonhadora e uma cantora de boate, no melhor estilo Denoy de Oliveira que, sempre incorporando com grande criatividade e humor as diversas linguagens e elementos populares da nossa cultura aos seus trabalhos, nos remete à reflexões sobre a realidade, as contradições do país, o poder, a felicidade, o amor. O filme recebeu vários prêmios, entre eles, de Melhor Filme, Diretor e Ator (José Dumont) no XII Festival do Cinema Brasileiro de Gramado e Menção Honrosa e Coral de Melhor Ator no VII Festival Del Nuevo Cine Latino-Americano, em Havana.
------------------------------------------------------
Denoy de Oliveira foi um batalhador incansável pelo desenvolvimento e afirmação da cultura brasileira e da cinematografia nacional. Sempre preocupado em colocar sua arte a serviço da consciência coletiva, voltada para os valores humanos e tomada de posição diante da vida e do seu país, o artista sempre esteve ligado a projetos que valorizassem estas questões. Participou ativamente do CPC, nos anos 60; foi fundador do grupo Opinião e, nos anos 90, convidado pelos estudantes da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo), abraçou com determinação e alegria a tarefa de levar, formar e produzir cultura para os jovens e com os jovens na criação do CPC-UMES.
As docas de Santos servem de cenário para a história de Querô, um adolescente orfão, que enfrenta o tráfico, a corrupção policial e a disciplina opressora da Febem, buscando tomar as rédeas de seu próprio destino e construir sua independência, a cima de qualquer dificuldade. Filme adaptado a partir do romance Uma Reportagem Maldita - Querô, de Plínio Marcos.