A palestra busca promover a discussão entorno do cinema nacional, a partir do começo dos anos 90, explorando as inovações estéticas que os cineastas encontraram no período da Retomada do Cinema Brasileiro até a atualidade e as transformações no contexto sócio político cultural.
Sobre o Professor
Bruno Cucio é cineasta, sócio da Travessia Filmes, produtora que vem se destacando por trabalho audiovisual desenvolvido, como: Para-í, longa-metragem recém finalizado e realizado através do edital Proac, já selecionado no Encontros com o Cinema Brasileiro promovido pela Ancine para os festivais de Cannes e San Sebastian. Um homem satisfeito, curta-metragem exibido no Festival Internacional de São Paulo e no Festival Internacional de Punta del Este. Até onde, curta-metragem selecionado para o Festival de Tiradentes, Festival Entretodos de São Paulo, Festival Internacional de Santa Cruz da Bolívia, Festival Ojo del Sancocho de Bogotá. Além da carreira artística, o profissional também leciona em diversas instituições e projetos educacionais como: projeto Aldeias da Prefeitura de São Paulo, IED – Instituto europeu de design, colégios Oswald de Andrade e Bandeirantes.
------------------------------------------------------ Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado . O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica -
Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br