Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
Dia 21/06 das 19h às 21h - Duração 2 horas
Gratuito
15 anos.
Oficina realizada remotamente através de sala virtual.
Inscrição
Através de escolha um dos dias abaixo, clicando no link e efetuando a inscrição:
Dia 21 - http://l.elcv.art.br/abgw.html - Segunda-Feira
Dia 22 - http://l.elcv.art.br/abgx.html - Terça Feira
Dia 23 - http://l.elcv.art.br/abgy.html - Quarta-Feira
Dia 24 - http://l.elcv.art.br/abgz.html - Quinta-Feira
Dia 25 - http://l.elcv.art.br/abha.html - Sexta-Feira
Sobre a Oficina
Ministrada pela fotógrafa e professora Natália Tonda, a oficina oferece um breve panorama da fotografia moderna e contemporânea brasileira e sua expansão no campo das artes plásticas, discutindo questões técnicas e estéticas presentes nos trabalhos de diversos artistas. No primeiro bloco, serão apresentados os fotógrafos do Foto Cine Clube Bandeirantes, essenciais para se entender a fase moderna na fotografia brasileira. No segundo, será possível conhecer nomes da fotografia contemporânea e do fotojornalismo atual. A oficina termina com discussão entre os participantes e uma proposta de atividade (é aconselhável postar em sua conta no Instagram e marcar o Pontos MIS para que se possa acompanhar o resultado da atividade proposta). O objetivo é expandir o conhecimento do participante em relação à história da fotografia brasileira. No campo das artes, a fotografia é quase um mistério para o grande público. Muitos relacionam (ainda) a fotografia somente como registro de tempo. A ideia é mostrar artistas que revolucionaram e revolucionam o campo da fotografia atual: suas obras, questionamentos, engajamentos e possibilidades dentro do campo das artes.
Sobre a professora
Natália Tonda é fotógrafa, professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS. Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP), como fotógrafa da 29ª Bienal de São Paulo e também na produção cultural na exposição “Em nome dos artistas” da Bienal de São Paulo, bem como na ação educativa do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos e cinematográficos.
------------------------------------------------------
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.