Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
Dia 12/07 das 19h às 21h - Duração 2 horas
Gratuito
14 anos
Informações:
cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br
Oficina realizada remotamente através de sala virtual.
Inscrição dia 12
Clique no link http://l.elcv.art.br/abhy.html e efetue sua inscrição.
Inscrição demais dias da Oficina
Dia 13 - http://l.elcv.art.br/abhz.html
Dia 14 - http://l.elcv.art.br/abia.html
Dia 15 - http://l.elcv.art.br/abib.html
Dia 16 - http://l.elcv.art.br/abic.html
Público-alvo: Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação, Rádio e TV, Audiovisual, Multimídia e áreas afins. Roteiristas, dramaturgos e escritores (iniciantes ou não). Público em geral interessado no tema.
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
Sobre a oficina
Como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? Qual o seu impacto na sociedade? E qual o futuro dessas narrativas diante do sucesso das séries e da proliferação de telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda na cena audiovisual contemporânea? A atividade se desenvolve a partir desses eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e comparando a telenovela brasileira a outros modelos dramáticos de sucesso na América Latina, ontem e hoje.
Objetivo
Os principais objetivos da atividade são:
- Apresentar aos participantes o processo histórico da telenovela brasileira, destacando a importância dessas ficções no cenário audiovisual do País;
- Evidenciar as potencialidades das narrativas televisivas como locais de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória – individual ou coletiva;
- Estimular a compreensão da história do Brasil moderno por meio do entrecruzamento entre telenovela, cultura e sociedade;
- Comparar a telenovela brasileira a ficções televisivas produzidas/exibidas atualmente em outros países da América Latina – situando a TV em meio à emergência de múltiplas telas, plataformas de streaming e conteúdos sob demanda;
- Fornecer ao público ferramentas para análise das narrativas ficcionais de TV;
- Reafirmar o interesse do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em projetos que abordem o audiovisual brasileiro para além de “áreas canônicas”, bem como a qualidade de suas ações culturais junto à população;
- Compartilhar com os participantes os resultados de pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento e a popularização da produção científica da universidade pública brasileira.
Sobre o professor
Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Comunicação pela ECA-USP e bacharel em Artes Cênicas pela UEL. Oficineiro e palestrante do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Semifinalista do concurso de roteiros de piloto de série do GUIÕES 2021 e finalista do concurso de roteiros de piloto de série do FRAPA 2019. Em 2020, juntamente com Raphael Scire, idealizou e apresentou o podcast Isso Só Acontece em Novela, disponibilizado no Spotify do MIS-SP. Em 2018, assinou a dramaturgia do espetáculo Trans(in)lúcido, produzido pela Cia. Suspeita de Teatro (São Paulo/SP). Em 2017, a serviço da produtora angolana Envolve, integrou a sala de roteiro da série de TV O Game.
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Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.