Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

História

No início da década de 1990 a prefeitura de Santo André mantinha o Núcleo de Vídeo, que realizava oficinas de roteiro, produção e direção, abertas à comunidade.

No ano de 1999 os membros da Comissão de Audiovisual do Conselho Municipal de Cultura resolveram propor a formação de curso na área audiovisual, o que acabou não se concretizando na época.

Em 2001, no início do 3º mandato do Prefeito Celso Daniel, o dramaturgo e roteirista Luiz Alberto de Abreu, encaminhou à administração um projeto de criação de uma Escola Livre de Cinema e Vídeo inspirada nas experiências da Escola Livre de Teatro que funcionava há quase dez anos na cidade. Assim, do mesmo modo que o conceito de Glauber Rocha, o mote que inspirou a escola não significava trabalho improvisado, mas a noção de que era possível produzir e ser criativo com poucos recursos.

A escola foi inaugurada no dia 20 de agosto de 2001 e logo atraiu um grande número de pessoas: foram 246 inscritos para a primeira seleção, incluindo pessoas de outros estados que vieram morar em Santo André para fazer o curso.

<< Matéria publicada no dia da inauguração da ELCV no Jornal Diário do Grande ABC

E.L.C.V. no Prédio da SCEL
Imagem produzida por Carlos Eduardo Grande
E.L.C.V. no Cine Teatro Carlos Gomes.
E.L.C.V. no Cine Teatro Carlos Gomes.
Imagem retirada do 'filme 22.1'
Imagem retirada do filme 'O quase ator'
E.L.C.V. na Chácara Pignatari
E.L.C.V. na Chácara Pignatari
Imagem produzida por Carlos Eduardo Grande
Imagem produzida por Diaulas Ullysses

 

A proposta inicial do curso era a de utilizar o Grande ABC como território privilegiado de suas atividades criativas, dentro de uma perspectiva de produção de baixo custo. Pretendia-se desenvolver uma postura estética que expressasse uma reflexão crítica sobre a realidade regional, e priorizando a dramaturgia, a direção e a utilização de recursos básicos de fotografia, som e edição.

O objetivo principal era dar oportunidade a pessoas de classes sociais menos favorecidas de se tornarem criadores de audiovisual, permitindo a expressão de seu ponto de vista, a exibição de sua realidade e a manifestação de sua criatividade, permitindo uma mudança de paradigma e da situação onde só privilegiados economicamente têm condições de realizar cinema no Brasil. Através de uma nova mentalidade, voltada para a produção de baixo orçamento possibilitada pelas novas tecnologias.

A E.L.C.V. de Santo André sempre procurou estimular a criação de um cinema condizente com a realidade regional e brasileira.

Em sua criação, e início das atividades, a escola teve como idealizadores e professores Toni Venturi, Leandro Saraiva, Waldemar Lima, Luis Alberto Abreu, Djalma Limongi Batista e Mauricio Hirata pessoas que fazem parte do cinema brasileiro, de sua história e realização.

Inicialmente a escola localizava-se no Paço Municipal de Santo André, no prédio da SCEL (Secretaria de Cultural, Esporte e Lazer), com o objetivo de integrar os diferentes espaços e recursos culturais, Biblioteca Nair Lacerda e Auditório Heleni Guariba dentre outros recursos do local.

Com o sucesso da iniciativa a E.L.C.V. passou a funcionar em dois espaços, sendo que no Cine Teatro Carlos Gomes aconteciam as aulas teóricas e práticas e o laboratório de edição ficava no T1 – sala 4 e área administrativa na sala 2 do prédio da SCEL (ou como também é conhecido o Prédio da Biblioteca).

No ano de 2009 mudou-se para nova sede na Antiga EMIA da Chácara Pignatari, que, plenamente reformada, recebeu e uniu os diferentes espaços físicos que a escola ocupava em um único local adaptado às necessidades técnicas do Curso (sala de edição, sala de produção, sala/estúdio com camarins, biblioteca e almoxarifado, secretaria, sala teórica e espaço de convivência) e demais atividades da E.L.C.V..

Após todos estes anos, administrações, pensamentos, ideologias e posturas a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André está atuante e seguindo os princípios que fundamentaram sua fundação:

- Utilizar o Grande ABC como território privilegiado de suas atividades criativas, dentro de uma perspectiva de produção de baixo custo. Desenvolver uma postura estética que expresse uma reflexão crítica sobre a realidade regional, e priorizando a dramaturgia, a direção e a utilização de recursos básicos de fotografia, som e edição. -

 

Veja abaixo símbolos das diferentes turmas da E.L.C.V. através dos tempos.
Turmas 1 e 2
Turma 1 - Específico
ELCV
Turmas 3 e 4
Turma 3 - Específico
ELCV
Turma 4
Turma 4
ELCV

Turmas 5 e 6
Turmas 5 e 6
Turmas 5 e 6 - Variações

Turma 6 - Específico
ELCV
ELCV
Turma 7
Turma 7
ELCV
Turma 8
Turma 8
ELCV
Projeto Cineclube 2007 a 2008
Projeto Cineclube 2009
Projeto Cineclube 2010
Cineclube 2011 a 2012
Cineclube 2013 até hoje
ELCV
Oficina Primeiro Foco
Oficina Santo André Documenta
Núcleo de Preparação de Atores
Interpretação para Cinema - 2016
Vivências Haitianos
Projeto: Aulas de Idiomas
Francês / Portuguê - 2015
ELCV
Casa de Cinema
Concerto para Cinema e Orquestra
ELCVirada
Mostra / Curso Orson Welles
com Miltom Bíscaro
Mostra / Curso Alfred Hitchcock
com Miltom Bíscaro
ELCV
Mostra Wim Wenders
XVI Festival de Inverno de
Paranapiacaba - 2016
Mostras e Filmes
XVII Festival de Inverno de
Paranapiacaba - 2017
ELCV
Projeto Memória ELCV
Projeto Memória ELCV - Teaser
Homenagem Eduardo Coutinho
09/2017
Mostra de Clássicos da Ficção Científica (SCI-FI) - Sesc Santo André - ELCV de Santo André
ELCV
ELCV
Projeto Memória ELCV - Teaser
Projeto Memória ELCV -
Logo / Selo DOC ELCV
Projeto Memória ELCV -
Logo / Selo DOC ELCV
Acervo ELCV
ELCV
ELCV
Logo ELCV
Uutilizado a partir do ano de 2013
Logo ELCV
Variação de trabalho 1
Preto com fundo branco, colorido ou com fotos e imagens
Logo ELCV
Variação de trabalho 2
branco com fundo preto, colorido ou com fotos e imagens
Fachada ELCV
Concepção Artística - 2014
ELCV
ELCV
Logo ELCV 2013 - Variação Comemoração 15 Anos
Logo ELCV 2013 - Variação Comemoração 15 Anos - Metalizado
Logo ELCV 2013 - Variação Comemoração 15 Anos - Dourado
Workshops SESC Santo André
Oficinas Culturais Metropolitanas
Filmes, Eventos e Oficinas
Ponto MIS

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br