Por Diaulas Ullysses
Num papo bem descontraído, divertido... e sentado na frente da entrada da ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André no Parque Chácara Pignatari – Luís Alberto de Abreu falou da criação da escola de cinema e da trajetória forte e impactante dela no meio cinematográfico brasileiro – além de suas inúmeras mudanças para não perder o folego artístico e cultural. O pai da ELCV continua com sua força motora e amorosa ao falar dos primórdios da escola e de sua continuidade hoje – onde no começo não havia um espaço físico, ela começou na biblioteca do paço, mesmo assim não perdeu o ideal de fortalecer o cinema e vídeo na cidade e região do Grande ABC; depois ela passou pelo Cine Teatro Carlos Gomes, e hoje a ELCV possui uma linda sede no Parque Chácara Pignatari – onde se fortalece esse processo artístico cinematográfico, apoiado fortemente pelo poder público, mas principalmente pelos alunos, professores, artistas de cinema e vídeo que ali estão ou que passaram por lá.
Luís Alberto de Abreu (São Bernardo do Campo SP 1952). Autor, roteirista de cinema e TV, professor, consultor de dramaturgia e roteiro. Em 2001, com o apoio do então prefeito de Santo André, o saudoso Celso Daniel, Criaram a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.
Série DocELCV – ELCV E SUA HISTORIA é um registro audiovisual e fotográfico da historia da ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Toda série será disponibilizada no site da escola (elcv.art.br) para que todos possam conhecer mais a fundo, as inúmeras vivências e historias da escola de cinema. Idealizado, produzido e dirigido por Ana Cristina Silva, Carlos Eduardo Grande e Diaulas Ullysses – com apoio da ELCV, Toco Filmes, Bredam Soluções e Difilme Digital.
Santo André - SP - Brasil, 25 de setembro de 2014.
Página relacionada - http://elcv.art.br/santoandre/projetos_detalhe.php?id_sub=65