Iniciado há nove anos e idealizado pelo Prof. Gerson Palhares, o Projeto "Civifilmes" estimula a participação de jovens entre 12 e 17 anos, estudantes do ensino fundamental II e médio, a participarem de todas as etapas de produção de um filme (definição das funções técnicas, escolha do tema, escrita do roteiro, casting e preparação de atores, visitação das locações, maquiagem, figurino, captação de áudio e vídeo, decupagem, edição e pós-produção), com o intuito de proporcionar a eles a oportunidade de se enquadrarem em determinadas funções no set de filmagem, possibilitando-lhes desenvolver certas habilidades e competências em sua área de interesse, bem como de colocar sua criatividade em prática.
No início de cada ano letivo, os alunos participam de quatro oficinas de capacitação (roteiro; captação de áudio, vídeo e iluminação; edição e interpretação) e escolhem o setor da produção audiovisual com o qual têm mais afinidade. Finalizado o período de capacitação, são formados grupos com 15 estudantes, para que iniciem a produção de seus próprios filmes. Depois de captados e devidamente editados, cada filme é exibido em uma mostra interna da qual participam apenas os alunos e professores participantes do projeto, com o intuito da realização de debates acerca dos temas abordados em cada produção audiovisual, bem como da discussão dos procedimentos e técnicas utilizados durante o processo produtivo.
Como forma de divulgação das ações do projeto, assim como visando ampliar os horizontes a serem trilhados pelos filmes produzidos pelos alunos, é prevista no final de cada ano letivo a realização de um festival de cinema, o "Civifilmes – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis", não apenas para a exibição dos filmes produzidos pelo colégio, mas também para contemplar filmes enviados por outras instituições de ensino, por coletivos audiovisuais, por alunos de cursos técnicos em produção audiovisual e por cineastas independentes.
Até o ano de 2014, o "Civifilmes – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis" assumia um caráter amador, mas a partir de 2015 passou a contemplar a exibição de filmes independentes enviados de todas as regiões do Brasil, atingindo um salto de qualidade incontestável, a ponto de ter alcançado na última edição (2016) a marca de 195 filmes inscritos, enviados de 18 estados, do Distrito Federal, de 55 municípios das mais diversas localidades do país, além de algumas coproduções realizadas em parceria com cineastas residentes na Argentina, Cuba, EUA, Paraguai e Uruguai. Para a edição de 2017, a comissão organizadora do festival espera receber mais de 250 inscrições, o que deve elevar ainda mais a qualidade da mostra competitiva, uma vez que os critérios utilizados pela curadoria do evento serão mais minuciosos.
As inscrições para o "8º Civifilmes – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis" estarão abertas a partir de 22 de maio e serão encerradas no dia 18 de agosto de 2017. A participação no evento é gratuita e contempla a inscrição de produções audiovisuais independentes de todo o país nas modalidades animações, adaptações de obras literárias, documentários e filmes de curta, média e longa metragem. Para ter acesso à ficha de inscrição e ao regulamento do evento, consulte o blog do festival http://civifilmes.wix.com/civifilmes ou envie uma mensagem para o e-mail recepcao1@civitatis.com.br.
Passado o período de curadoria, os filmes selecionados estarão habilitados para exibição na mostra competitiva do evento, que será realizada nos dias 25, 26, 27 e 30 de outubro. Porém, para que o festival continue privilegiando uma avaliação que preze pela lisura e idoneidade, as produções audiovisuais selecionadas serão submetidas à observação de profissionais especializados em cinema, e que não tenham nenhuma ligação formal com os organizadores do evento, para realizarem o julgamento dos filmes, com o propósito de fazerem as indicações aos 22 troféus que serão entregues na cerimônia de encerramento do festival, intitulada "8º Troféu Graça Aranha de Cinema Independente", a ser realizada no dia 31 de outubro de 2017.
Apesar de a comissão organizadora do CIVIFILMES privilegiar o recebimento de filmes independentes, parte-se da premissa de que o evento é organizado por uma instituição de ensino e, por essa razão, seu regulamento não pode abrir mão de contemplar também o estímulo à produção audiovisual amadora, mantendo na edição de 2017 uma premiação especial, o "Prêmio Curta Escola", que tem por objetivo incentivar a realização de filmes em escolas públicas e privadas de todo o país.
Gerson Lopes Palhares
Organizador do evento
E-mail: professorglp@gmail.com
Blog do festival: http://civifilmes.wix.com/civifilmes
Tel. (11) 97486-7881