Publicado pela Editora Sulina, o livro Cinema e história: Circularidades, arquivos e experiência estética, com organização de Eduardo Morettin (USP), Carolina Amaral de Aguiar (Unicamp), Danielle Crepaldi Carvalho (USP), Lúcia Monteiro (USP) e Margarida Adamatti (Ufscar) tem lançamento na Cinemateca Brasileira no dia 15 de março. O evento contará ainda com a exibição do curta-metragem Maioria Absoluta (1964), de Leon Hirszman, seguida de debate com os organizadores.
O livro amplia o horizonte para os interessados no estudo da teia de relações inerentes ao cinema e história, com análises de filmes de diferentes épocas e contextos (Argélia, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, México, Uruguai), gêneros (documentário, suspense, melodrama, chanchada, filmes amadores), diretores (Glauber Rocha, Lars von Trier, José Carlos Burle) e espaços de circulação (vídeos populares, festivais e clubes de cinema). Articulando pesquisa histórica e análise fílmica, reafirma um método de trabalho para pensar as relações entre cinema e história.
O evento tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes da sessão.
QUINTA, 15/03
19h Maioria absoluta | Mesa
Após a mesa haverá uma sessão de autógrafos
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Clementino | São Paulo
CEP: 04021-070
tel. 11 3512.6111
- Clique aqui e veja o mapa de como chegar.
FICHA TÉCNICA
Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética
Organização: Eduardo Morettin, Carolina Amaral de Aguiar, Danielle Crepaldi Carvalho, Lúcia Monteiro e Margarida Adamatti
Porto Alegre: Sulina, 2017, 438 págs. 1ª edição. Formato: 16 x 23 cm. ISBN: 978-85-205-0799-5
Preço: R$ 65 (no lançamento, valor promocional de R$ 60).
Retirado da página http://cinemateca.gov.br/artigo...