“A logica é apenas o principio da sabedoria, e não seu fim” Sr. Spock – Jornada nas Estrelas.
Existem pessoas e pessoas que falam de cinema, de arte... Mas sempre nos surpreende quem realmente tem no coração o pulsante vigor do CINEMA na veia... Esse cara, homem, artista, diretor, critico de cinema... Enfim, amante de cinema CELSO SABADIN... Ontem dia 27 de abril de 2015, as 18h30, na sede da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, veio através do projeto Pontos MIS, de outro amante de cinema André Sturm, e que foi representado pela Beatriz nesse encontro na ELCV que é um Ponto MIS desde o ano de 2013 em parceria firmada com a Prefeitura de Santo André. O Celso veio iluminado pelos raios lançados das naves espaciais e pelos efeitos especiais do Cinema de Ficção, descendo como o E.T. e sacudindo os participantes da Oficina “Ficção Cientifica, uma Odisseia no Cinema”. Essa oficina propõe uma divertida viagem histórica utilizando cenas dos mais importantes filmes do gênero para abordar temas marcantes das últimas décadas. Dos mais rudimentares efeitos especiais até a moderníssima tecnologia digital, passearemos por clássicos como Metrópolis, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, BladeRunner, Star Wars e muitos outros...
E o Cinema surgiu no mundo em 28 de dezembro de 1895, no Salão Grand Café, na cidade de Paris, França, pelos Irmãos Lumière, e com ele um mágico, o ilusionista George Méliès e sua vontade de explorar suas inúmeras possibilidades visuais, Como por exemplo o filme “Viagem a Lua”, assim somos pegos pelas mãos por Celso Sabadin e lançados no espaço sideral, no universo da Ficção Cientifica, ele fez aquela sala lotada de estudantes de cinema e comunidade em geral, embarcar numa nave em que os contextos em que o cinema abordou esse gênero foi desnudado, sempre amparados com as histórias, acontecimentos e fatos reais daquele período, principalmente o que estava acontecendo na sociedade da época.
Não escapou ninguém, desses grandes realizadores de cinema de ficção e seus estúdios Hollywoodianos – desde os filmes de Marcianos, como eram chamados no passado, por uma conotação em que misturava o desconhecido ser do espaço e o planeta Vermelho Marte, com ligação direta com o comunismo tão explorado como senhores do mal da época, como exemplo visual A Guerra dos Mundos de 1953, passando pela jovial e pulsante A Bolha Assassina 1958, e nesse período o cinema foi afetado pela força da TV criada anos antes, e o cinema torna Jovem e pulsante, e com isso os jovens tomam conta das telonas.
É o papo foi acendendo os corações e encurtando o tempo, nesses momentos vieram inúmeras historias e filmes, tais como: “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e E.T., o Extraterrestrede de Steven Spielberg, passando por “2001, uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick, indo direto em “Guerra nas Estrelas de George Lucas, até chegar aos Vingadores 2...
O universo da ficção está e sempre estará perto de nós nas grandes telas de cinema ou em casa virtualmente. Um gênero pulsante e que se renova e não perde a majestade de equilibrar visual e som, na magia de viver e vivenciar personagens de outros mundos.
Por Diaulas Ullysses
Projeto Pontos MIS
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
Celso Sabadin
Celso Sabadin é jornalista, crítico de cinema, cineasta, professor e mestrando em Comunicações. Ministra cursos livres e oficinas de história, linguagem e crítica cinematográfica na rede de oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e na rede de bibliotecas públicas do Município de São Paulo. Autor de diversos livros sobre cinema, é também sócio-fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
Contato: celsosabadin@planetatela.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/celso.sabadin/
Para saber mais acesse: http://www.planetatela.com.br/
Créditos Gerais do Evento
E.L.C.V. de Santo André - Acompanhamento e estrutura: Ana Cristina Silva, Vanda e Diaulas Ullysses
Apoio e logística sonora: Difilme Digital
Apoio de projeção: Cris Roppa