Oficinas aconteceram durante VI edição da Mostra de Cinema da Mulher, realizada pelo Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery
O Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, de Franco da Rocha, produziu, durante a VI edição da Mostra de Cinema da Mulher, uma oficina com produção de mini documentário com mulheres em situação de encarceramento. Essa ação foi parte de pautas trazidas em edições anteriores da Mostra, em que a situação de encarceramento feminino foram temas de filmes e debates. O curta, denominado “Nós não Somos Só Isso", será lançado no próximo dia 11 de dezembro, às 19h, com exibição via YouTube do coletivo - clique aqui e acesse.
.
“Pretendemos, com a ação, auxiliar na compreensão da realidade carcerária feminina e suas demandas, e também uma compreensão mais profunda da realidade da cidade, além de promover o acesso aos bens culturais; entendendo que esse processo pode contribuir com o fortalecimento da autoestima, de um pensamento crítico acerca da realidade e a emancipação feminina”, reforça Meire Ramos, uma das idealizadoras e produtoras da Mostra.
Tudo foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP) e Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Franco da Rocha e aconteceu durante o mês de outubro, facilitada por Mari Moura, com apoio técnico das demais integrantes do coletivo.
Para Mari Moura, que foi a facilitadora da oficina, além da montagem e edição do filme, poder participar deste processo de criação e conhecer essas mulheres foi um momento de muito aprendizado. “Foi uma troca gigantesca! E o curta é resultado de toda essa relação do coletivo com essas mulheres.”
A VI edição da Mostra de Cinema da Mulher foi produzida pelo Coletivo Baciada de Mulheres do Juquery, contemplada pelo ProAC editais, e é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo, além de contar com a parceria com o coletivo Barróka e Associação Cultural CONPOEMA.
O Coletivo
Formado por artistas e moradoras da cidade de Franco da Rocha/SP, o Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery, foi criado em agosto de 2015 com o intuito de dialogar com a comunidade sobre a realidade e problemáticas enfrentadas pelas mulheres na sociedade contemporânea, através do ativismo artístico feminino, e realiza desde 2016 a Mostra anualmente, dando visibilidade para as produções cinematográficas de mulheres brasileiras, e fortalecendo a rede de apoio entre mulheres.
Mais Informações
Facebook
Instagram
Linktr.ee
Serviço
Assista ao documentário “Nós não Somos Só Isso” no Canal do Youtube do Coletivo Baciada das Mulheres do Juquery – Clique aqui.