No dia 24 de setembro de 2015 foram realizadas diferentes sessões do Cineclube E.L.C.V., na sede da escola no Parque Antonio Pezzolo, Chácara Pignatari. Uma das sessões ocorreu às 15hs, com o filme “Medianeiras” com um publico de 15 pessoas em uma ação conjunta feita entre a escola e o CAPS - Centro de Atenção Psico Social da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André (saiba mais sobre esta ação conjunta, clique aqui).
Ao final da sessão houve um bate papo bem instigante, onde alguns dos participantes da sessão anterior do Cineclube lembraram-se, onde foi exibido o filme (Nova York eu te amo). Os presentes nas duas sessões citadas se lembraram das diferenças de um e outro. Alguns se posicionaram pra falar do que viram e sentiram e de aspectos emocionais que o próprio filme tratava.
As outras sessões ocorreram às 17h e 17h30, com o curta “Os Filmes que não fiz” e o longa “Nova York eu te amo”, contou com a presença de um grupo de 6 amigos, veja foto no início deste texto, que decidiram assistir um filme juntos. O Silvio, um dos membros deste grupo, segundo eles "o que sabe reunir a turma", convidou a todos para assistirem uma sessão do Cineclube E.L.C.V., pois gostou das outras sessões as quais participou e os amigos concordaram com esta atividade cultural.
Esta é uma das histórias que conhecemos nas atividades do cineclube em todas as sessões que são realizadas pela escola, tanto em sua sede, em sessões e horários alternativos durante a semana quanto no Paço Municipal de Santo André, realizadas no Auditório Heleni Guariba no saguão do Teatro Municipal, em sessões realizadas aos sábados. Bom saber que este grupo de pessoas tem amizade se encontra periodicamente, há mais de 55 anos. Todos estudaram na mesma escola, no Grupo Escolar Júlio Pignatari, são eles: Silvio, Ítalo, Eduardo, Celso, Antônio e o Sr. José.
É gratificante receber nas sessões do Cineclube E.L.C.V. um público tão variado, tão diverso e com histórias cheias de humanidade e que falam a todos nós a cada sessão e em particular neste dia 24 de setembro, um dia de primavera de 2015.
Texto por Diaulas Ullysses e Carlos Eduardo Grande
Veja todas as sessões do Cineclube E.L.C.V. realizadas clicando aqui.