Há muito tempo a Escola de Cinema e Vídeo de Santo André atua em parceria com importantes instituições de divulgação cultural e iniciativas de cinema e áudio visual através do empréstimo de filmes e a autorização de exibição dos mesmos, realização de oficinas, cursos, visitas a exposições dentre outras variadas formas de troca que é o cerne destas ações.
Mas troca? Por que troca? Por que o público é o motivador de todas as ações, a propagação de eventos, filmes, cineclubes, divulgação de espaços e ações é o cerne da ação cultural. Através dos espaços fornecidos pela escola, sua sede, o próprio parque onde se encontra, o Auditório Heleny Guariba, um dos pontos de cineclube, dentre outras inúmeras possibilidades da Prefeitura de Santo André os quais a escola pode atuar, além claro do próprio corpo de alunos, funcionários, professores, colaboradores, etc. da escola, permitem grande pulverização e opção de acesso a pessoas que em outras circunstâncias talvez não desfrutassem de tal oportunidade.
Com isto em mente a encarregada Ana Cristina da Silva estabeleceu nova parceria com o Instituto Goethe Brasil, para empréstimo de filmes e autorização de exibição, filmes que logo farão parte do Cineclube da escola.
Outra parceria importante, com o Instituto Cultural Itaú foi reforçada com a troca de informações e o envio de documentário, com o respectivo direito de exibição do Instituto Itaú para a escola.
A escola agradece a todos os parceiros e a todas as pessoas que contribuem a todo instante, dia a dia para o fortalecimento da própria escola, das instituições que vivem e disseminam a idéia de parceria e ao fortalecimento da cultura na cidade de Santo André, muito obrigado.
Texto por Carlos Eduardo Grande