
MOTI | ANDRÉ OKUMA
Instagram MOTI
O filme ‘Moti’, do diretor André Okuma, é o vencedor do ‘Grande Prêmio de Melhor Filme’ e do ‘Prêmio Canal Like’ do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, realizado na última semana. Com a conquista, a obra se qualifica automaticamente para disputar uma vaga no Oscar 2026, na categoria de melhor curta-metragem.
Okuma é coordenador da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ELCV), e esta vitória enche de orgulho todos os alunos e colegas de trabalho.
Parabéns, @andre_okuma ! BRAVO!!!
Na obra, a protagonista Nami, uma senhora de 84 anos, recebe uma visita inesperada que a faz revisitar segredos familiares e traumas de infância vividos no Brasil dos anos 1940. Ao mesmo tempo, ela observa seu outro neto, Jun, ser consumido pelo ódio da polarização política. E em um dia de eleição, passado e presente, vida e morte, Oriente e Ocidente, esquerda e direita se entrelaçam dentro de sua família, como um moti, doce japonês tradicional.
Texto publicado originalmente na página do Facebook da Secretaria de Cultura de Santo André, clique aqui e veja a postagem original.
