Roteirista, diretora de cinema e trans-ativista, Chica Andrade atua no mercado de audiovisual há 10 anos. Dirigiu e co-roteirizou We Are All Here - Estamos Todos Aqui (2018), processo audiovisual coletivo rodado na Favela da Prainha, estrelado pela artista transgênero Rosa Luz. O curta foi premiado em 36 renomados festivais de cinema ao redor do mundo, incluindo Gramado, Festival de Brasília, La Plata, Queer Lisboa, entre outros. Recebeu elegibilidade ao Oscar 2019, e abriu a sessão especial do filme Bacurau na Noite de Homenagem ao Cinema Brasileiro na cidade de Cannes.
Produziu conteúdos para o Canal Futura dos anos 2011 a 2017. É roteirista e diretora de 11 curtas documentais licenciados para canais de TV, que tratam de lutas socioambientais, rodados em 4 diferentes territórios da América Latina.
Foi orientadora de roteiros no 1º Lab de Roteiro de Curtas do Museu da Imagem e do Som (São Paulo - 2020), e júri do Prêmio Borboleta de Ouro no 32º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (São Paulo - 2021).