Data do Evento - 25/08/2014
Local do Evento - Cinemateca Brasileira
Cidade - São Paulo
-------------------------------------------------------------------------
25/08/2014 - Por Carlos Eduardo Grande
Na noite de segunda feira, dia 25/08/2014, aconteceu a apresentação do curta, Acaso, realizado pelos alunos das turmas 6 e 7 da E.L.C.V., para a Noite de Kino, evento integrante do 25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
O evento conta com participação de universidades e escolas de cinema e audiovisual e neste ano a Escola Livre de Cinema e Vídeo participou com alunos das turmas 6 e 7 representados por dois alunos de cada turma previamente sorteados, Leonard de Almeida e Rauny de Lima da turma 6 e Andrews e Jamaica Santarém da turma 7.
Além dos representantes das turmas, participaram da criação e produção do curta, com duração de 3 minutos cerca de 8 alunos da turma 6 e 30 alunos da turma 7 que compareceram as instalações da escola durante os dias do evento.
A escola preparou-se para o evento disponibilizando professores e componentes de seu colegiado para dar apoio, suporte e orientação aos alunos durante todo o processo de produção do curta, da concepção à produção final. As instalações ficaram a disposição dos alunos e em funcionamento do sábado, dia 23/08, às 14 horas até o dia 25/08 às 19 horas onde veículo da prefeitura saiu para levar alunos que aguardavam na escola para a exibição na Cinemateca Brasileira onde muitos outros alunos já aguardavam ansiosamente.
Veja na relação abaixo professores, funcionários e membros do colegiado que fizeram parte da equipe de apoio:
Dia 25/08
- Milton Bíscaro - Supervisor Pedagógico e Professor de História da Imagem - Acompanhou a discussão do tema, a definição da idéia do roteiro e início da construção do roteiro.
- Iana Cossoy Paro - Professora de Roteiro - Acompanhou e orientou a construção do roteiro.
- Gabriela Amadori - Professora de Produção - Orientou a produção do Roteiro.
- Diaulas Ulisses - Membro do Colegiado Pedagógico da Escola - Acompanhou e orientou a finalização do roteiro e a preparação para gravação.
Dia 26/08
- Eduardo Aguilar - Professor de Direção - Acompanhou, orientou e preparou os trabalhos dentro do set de gravação.
- Diaulas Ulisses - Membro do Colegiado Pedagógico da Escola - Acompanhou a finalização da gravação e edição.
- Maria de Fátima Lima de Souza - Auxiliar de Limpeza - Durante todo o dia trabalhou na organização e limpeza dos espaços da escola.
- Ana Cristina da Silva - Encarregada da E.L.C.V. de Santo André - manteve a escola em funcionamento acompanhando a todos durante a maior parte do tempo durante os três dias.
O Supervisor Pedagógico Miltom Bíscaro apresentou a idéia, aprovada por todo o Colegiado Pedagógico da escola, que durante a semana em que ocorre o festival, os alunos não tivessem aulas na escola e sim frequentar as exibições deo 25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo para comprovarem sua presença e terem a oportunidade de conhecer mais sobre o festival, idéias e variedades do cinema e audiovisual.
Parabéns a todos os participantes e pessoas que apoiaram aos alunos e a própria escola durante este importante evento do calendário nacional.
+ Clique aqui e veja a produção e seus créditos.
+ Clique aqui e veja artigo de Diaulas Ulisses sobre a abertura do 25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
----------------------------------------------------------
Kinoforum
Criada em 1995, a Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos, realiza atividades e projetos e apóia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.Em intercâmbio com associações e eventos nacionais e internacionais, promove a divulgação do audiovisual brasileiro e latino-americano.É responsável também por diversas atividades como o Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo,as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o Guia de Festivais Audiovisuais, site kinooikos.com e Crítica Curta."A cultura é a mais fiel e democrática ferramenta humana para criar outros mundos possíveis".
Retirado do site - http://www.kinoforum.org/
25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
É com muita alegria que comemoramos este ano nosso 25º aniversário! Quando o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo começou, em 1990, nas dependências do Museu da Imagem e do Som, não podíamos imaginar as dimensões que ele alcançaria e nem o desenvolvimento do próprio audiovisual brasileiro, que hoje caminha para sua consolidação como uma indústria produtiva, criativa e conectada com a realidade – ou as realidades – do país.
Para se ter uma idéia, quando o Festival começou, exibia a totalidade da produção brasileira. Hoje, são mais de 600 filmes inscritos. Os filmes internacionais eram convidados por carta – o fax nem existia! Na hora da urgência, era preciso enviar um telex. Até há bem pouco tempo, a produção era toda exibida em película e as cópias 35mm e 16mm chegavam pelo Correio. Este ano, temos dois filmes em 35mm e os demais são todos digitais, enviados muitas vezes pela Internet.
Atualmente, nosso banco de dados já registra mais de 44 mil filmes cadastrados, a partir de uma média de inscrições de mais de 3 mil filmes por ano. Filmes vindos de todas as partes do mundo, que nos ajudam ano a ano a compor uma programação distribuída por 10 salas e cada vez mais capilarizada por vários bairros da cidade e municípios do interior.
Para comemorar nosso aniversário, preparamos uma programação instigante, que incita à reflexão e à discussão de temas prementes. A ebulição recente em manifestações e protestos está presente ao lado de outra efeméride importante: este ano, a queda do Muro de Berlim também completa 25 anos. Desde então, as coisas vêm se acelerando de forma vertiginosa, provocando rupturas sociais, políticas, tecnológicas e artísticas que criam uma sensação de impermanência constante, ao mesmo tempo em que instigam e demonstram a capacidade do ser humano de se adaptar e crescer.
Uma das grandes conquistas desse período foi a rede de amigos que construímos. Essa talvez seja a grande qualidade do Festival: a capacidade de reunir talentos. Temos então de agradecer a todos que participam dessa rede – patrocinadores, colaboradores, apoiadores, os realizadores que nos enviam seus filmes e toda a equipe que todo ano trabalha para levar ao público uma seleção tão especial de curtas-metragens.
Vamos então comemorar juntos da melhor maneira possível: assistindo aos filmes no escuro da sala de cinema.
Zita Carvalhosadiretora
Retirado do site - http://www.kinoforum.org.br/curtas/2014/
Noite de Kino
A Noite de Kino é uma proposta de “filme relâmpago”, onde os participantes se encontram num café durante a manhã e, a partir do sorteio de um tema, cada grupo tem a missão de realizar um vídeo de três minutos em 72 horas.
O filme produzido tem duração de 3 minutos e é exibido na Cinemateca Brasileira como parte da programação do Festival Internacional de Curtas Metragem de São Paulo - Kinoforum.
----------------------------------------------------------