Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Eventos

Mostra fotográfica - Mímese - de Leandro Menezes | Ponto MIS / ELCV

Data do Evento – De 01 de agosto a 30 de novembro de 2023
Local do Evento – Sede ELCV nA CASA
Cidade – Santo André

 

Programação integrante de parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o MIS - Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo através do Programa Pontos MIS.


Abertura - 01 de agosto de 2023 às 14h30 

De 01 de agosto a 30 de novembro de 2023

Horário para visitação de terça a sábado das 10 às 21h (segunda à sexta-feira)

Gratuito

Idade: Livre

Local - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - Avenida Industrial, 1740- Clqiue aqui e veja mapa de como chegar.

 

 

 

 

Sobre a Exposição
Mímese é um canto geral à vida mineral e, como em todo canto, há tons cinza, como a cor das pedras ainda não dominadas nem privadas de sua morfologia pelo homem. Diante da medida sábia das pedras, o que resta é a melancolia do pequeno corpo do homem ou da mulher que, em sua nua vida ou em seu sofrimento,revela sua existência primeira na capacidade de mímese com as pedras. Como fala Olgária Matos, das pedras aos animais, dos vegetais aos homens e às estrelas, tudo se constitui dos mesmos átomos de carbono. As pedras são testemunhas plásticas do rumor do tempo, uma espécie de ruína geológica da eternidade do tempo, atestando sua permanência, seu ser de pedra. E as pedras de Rimbaud olharam, e as pedras de Neruda falaram: pedra seremos, noite sem bandeiras, amor imóvel, fulgor infi-nito, luz da eternidade, fogo enterrado, orgulho condenado a sua energia, única estrela que nos pertence. (por Lilian Santiago)

 

 

Sobre Leandro Menezes
Leandro Menezes é artista visual e usa a fotografia como principal meio para o desenvolvimento de seus trabalhos. Atua conectando diversos suportes e linguagens, tais como: vídeo; processos analógicos; artes gráficas; música; e psicanálise. Está sempre em busca de novos estímulos que incitem novas imersões estéticas, resultando em novas e diversas estruturas poéticas.

Atua profissionalmente desenvolvendo trabalhos para o mercado de Moda, Publicidade e no circuito alternativo, para marcas e artistas independentes. É integrante do coletivo “12pm vídeo”.

Teve trabalhos e entrevistas publicados em diversas revistas e jornais, nacionais e internacionais, entre eles: Wired Magazine (EUA); Mambo (México); Tuttifrutti (Portugal); If You Leave (Reino Unido); e Old Mag (Brasil). Também teve trabalhos selecionados para o Paraty em Foco Festival 2014 e Shoecase 2014 in London, além de receber menção honrosa no IPA Photoawards 2014 e exposição O?cina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. Participou do Nova Fotogra?a MIS 2015, Residência NECMIS 2016. Desenvolveu trabalhos comercias para campanhas das marcas: Absolut, Adriana Barra, Claro, Corello, Helô Rocha, Juliana Romano, Mamba Negra e Skol Music.

 



------------------------------------------------------
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado.  O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

 


 

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br