Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.
Agenda
15/04/2025
Causando na Rua | Cineclube ELCV
Programação integrante de parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e a Tangerina Entretenimento.
Causando na Rua
Direção Geral Tata Amaral
15.04 - 19h30
Gratuito
Idade: Livre
Local - Espaço A Casa - Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Industrial, 1.740 - Bairro Campestre - Santo André - Clique aqui e veja mapa de como chegar.
Direção Geral Tata Amaral
Direção Maria Farkas e Caru Alves de Souza
Roteiro Tata Amaral e Henrique Figueiredo
Brasil
2025
Causando na Rua é uma série documental de 13 episódios de 26 minutos. Nesse dia exibiremos os episódios 1 e 9.
Cada episódio da série acompanha um grupo, duo ou coletivo que vê na rua o espaço para arte, criatividade e comunicação. Estas ações são definidas como “ativismo artístico”. Cada episódio traz uma reflexão sobre as diversas formas de ressignificação do espaço público através do registro de propostas lúdicas e socialmente responsáveis.
Os documentários foram filmados na cidade de São Paulo e nos municípios de Santo André e Osasco, região metropolitana.
• Episódio 1 – Viajou Sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ Causando na Rua desde 1979
O episódio de abertura da série conta a história e a atuação dos coletivos que deram origem ao artivismo praticado no espaço público da cidade de São Paulo, com a participação de integrantes dos coletivos Viajou sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ. O episódio estabelece relação entre democracia e ocupação criativa das ruas.
A ação se passa na Praça da Sé e Praça Ramos de Azevedo, ambas no centro da cidade, e Vila Madalena, zona oeste.
Convidados: Suely Rolnik e André Mesquita
------------------------------------------------------ Criada há 17 anos pelas premiadas diretoras Tata Amaral e Caru Alves de Souza em São Paulo/Brasil, a Tangerina se destaca por contar histórias impactantes através do olhar das cineastas. Suas narrativas possuem forte impacto social e político.
Em seu acervo, obras como “Antônia” (2006) que teve sua estreia mundial no Toronto Internatinal Film Festival e foi exibido nos festivais de Berlim, Roterdã, Miami, entre outros. “Antônia” gerou a série homônima indicada ao EMMY 2017. “Sequestro Relâmpago” (2018) fez grande sucesso de audiência na TV Globo. A Tangerina é co-produtora do filme “Meu Nome é Bagdá” (2020), Urso de Prata de Melhor Longa-Metragem na Geração 14plus do 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, e dezenas de outros prêmios. O filme é uma produção da Manjericão Filmes. “Hoje” (2013) foi o grande vencedor do Festival de Brasília em 2011.
“De Menor” (2014) primeiro longa-metragem de Caru Alves de Souza, é ganhador do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio, e selecionados em vários festivais internacionais, incluindo Biarritz, San Sebastian e Chicago Latin Film Festival. O curta-metragem “Assunto de Família” foi exibido em mais de 20 festivais em todo o mundo e distribuído em diversos países. “Trago Comigo” (2016), longa-metragem criado a partir da série homônima produzida em parceria com a TV Cultura, e premiado em festivais latino americanos.
Seu acervo é composto por 7 longas metragem, 4 series independentes para televisão, diversos curtas e documentários. Entre seus parceiros estão a Globo Filmes, HBO Latin American Originals, TV Cultura, Cinebrasil TV, Canal Brasil, SESC TV, O2 Filmes, Coração da Selva, Manjericão Filmes, Primo Filmes e Hubert Bals Fund.
Saiba mais, acesse o site da Tangerina: clique aqui.
------------------------------------------------------ O Cineclube ELCV acontece desde o ano de 2.006 com inúmeras versões, variações, temas e imensa variedade de implementação de suas sessões e formas de exibição nas mais diferentes salas, auditórios, locais da cidade de Santo André tendo em comum, sempre, apresentar diversificada, e sempre gratuita, seleção de filmes, longas, médias e curtas metragens, tanto dos alunos da escola quanto de mostras e de realizadores independentes e de parceiros, com conversas entre os participantes, com realizadores, em cursos temáticos e muitas outras formas de divulgar e formar um dicionário cinematográfico a todo(a)s que participaram das sessões.
Sempre com realização de parcerias de Embaixadas, como em seus primeiros anos, de Instituições e Equipamentos Culturais os mais plurais, além de ser ponto exibidor na cidade de Santo André das mais conceituadas Mostras de Cinema de todo o Brasil.
Faça parte da história Cineclubista de Santo André, prestigie as sessões do Cineclube ELCV.
ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André
Avenida Utinga, 136 - Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari)
Bairro Vila Metalúrgica -
Santo André - SP - Cep 09220-610
11 4461.2081 / 4461.4181
contato@elcv.art.br - www.elcv.art.br