Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - E.L.C.V.

Cursos

Oficina de Direção de Atores – A partir de cenas de roteiros de cinema com Vanise Carneiro | Oficina Pontos MIS / ELCV

Programação integrante de parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o MIS - Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo através do Programa Pontos MIS.



Dia 13 de março de 2025 das 18 às 22h - 4 horas

Oficina Gratuita

Classificação: A partir de 16 anos. Estudantes de realização audiovisual, comunicação e áreas afins, atores iniciantes, diretores de teatro e interessados em geral.


Local - Espaço A Casa - Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Industrial, 1.740 - Bairro Campestre - Santo André - Clique aqui e veja mapa de como chegar.


Evento no CulturaZ - Clique aqui.


Oficina de Direção de Atores – A partir de cenas de roteiros de cinema com Vanise Carneiro


A oficina de direção de atores propõe o encontro entre atores e diretores no exercício da linguagem audiovisual. A direção de um filme pressupõe conhecimento e envolvimento com várias áreas técnicas e criativas e, muitas vezes, o trabalho com os atores é uma dificuldade para os diretores. A partir de cenas curtas de roteiros de cinema previamente selecionadas, os diretores irão explorar possibilidades, junto aos atores, na condução do trabalho. Com foco no entendimento da situação apresentada e na relação entre os personagens, os participantes irão dirigir uns aos outros, trabalhando as emoções, o tom e intenções dos diálogos, as ações e o movimento no espaço, durante a gravação das cenas.??


Sobre a Oficineira

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e produtora, natural do RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, minisséries, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema recebeu o Candango de Melhor atriz curta-metragem no Festival de Brasília, além de ser premiada nos festivais de Gramado, Ceará e Maranhão. Recebeu também o prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz e no teatro os prêmios Açorianos de direção e atuação. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema - o trabalho do ator da preparação à filmagem. Realizou a preparação de elenco de longas como "A Primeira Morte de Joana", "Ainda temos a imensidão da Noite"e "O Vazio de Domingo à tarde". Como roteirista escreveu o curta "Tudo o que cresce e voa", recebendo o Prêmio Rota/Cabiria de Melhor protagonista feminina no V Rota – festival de roteiro audiovisual. O curta, onde também atua, estreou no Festival do Rio em 2023.