12/12/2014 |
|
Pré estréia Cidade das 1001 Crenças, qualidade, alegria e confraternização. |
|
|
Untitled Document
Após longa estiagem e com alguns dias de chuvas fortes, neste dia 12 de dezembro precipitou-se uma das mais fortes chuvas do ano, algo de alagar ruas e avenidas, deixar o trânsito e o transporte público em pé de igualdade em termos de lentidão e desconforto.
Mas nem isto impediu que a pré estréia da produção Cidade das 1001 Crenças, resultado da parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André e o Projeto Cine(poe)mas, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Oficinas Culturais e Instituto POIESIS.
Foram 6 oficinas realizadas durante o ano na sede da E.L.C.V. (saiba mais sobre as oficinas clicando aqui) no Parque Antônio Pezzolo, a Chácara Pignatari em Santo André.
O evento contou com a participação de representantes do Projeto Cine(poe)mas, de membros do Colegiado Pedagógico e Administrativo, além de funcionários da escola, de alunos das turmas 6 e 7, além dos alunos participantes das oficinas que realizaram as produções seus amigos e parentes, também esteve presente representando a Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André o Gerente de Formação Cultural Ivan Augusto Pereira.
No início do evento houve apresentação musical de Nicolau Araújo, músico e ator que interpretou o personagem principal da produção e Felipe Graciano, também músico e parceiro musical de Nicolau. Foram apresentadas duas músicas, interpretadas com primor e emocionando os presentes.
Após a apresentação musical e como prévia a apresentação da produção, Diaulas Ullysses, professor e participante do Colegiado Pedagógico da escola, Ana Cristina da Silva, encarregada participante do Colegiado Pedagógico da escola, e Ivan Augusto Pereira, Gerente de Formação Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André, fizeram breves falas sobre a escola, seu momento e história recente, sobre a parceria com o Projeto Cine(poe)mas e sobre a produção em si.
A tensão pré apresentação havia acabado e o momento em si em que todos assistiram esta primeira exibição do curta finalizado foi simplesmente emocionante.
A produção, dentro da proposta apresentada, cativou, emocionou e deixou uma sensação de alegria em realizadores, envolvidos e no público que prestigiou a apresentação.
Após a apresentação houve bate papo com Ricardo Aleixo, poeta e músico, que escreveu o Poema utilizado como referência para a produção, Luiz Luna, aluno das oficinas, da turma 7 da E.L.C.V. e um dos diretores desta produção e todos os presentes com direito a performance e recitação de seus poemas por parte de Ricardo Aleixo. Os presentes também presenciaram a primeira apresentação de Ricardo Aleixo com a poetisa andreense Penélope Martins em um dueto belissimo.
Este evento, mesmo tendo começado com chuva torrencial e com medo de que os alagamentos, o trânsito e contratempos decorridos deste fato impedissem as pessoas de participarem, o que não aconteceu, foi realizado a muitas mãos, com muita vontade e determinação de todos os envolvidos, dos alunos ã administração da escola, dos funcionários aos parceiros e público do evento que estiveram presentes, que participaram, se envolveram e concretizaram esta produção, neste importante momento para a escola e todos que dela fazem parte, foi um dos melhores eventos do ano, e houve muitos, na escola.
Fiquei muito feliz de estar presente e viver os sentimentos e emoções desta bela noite.
Por Carlos Eduardo Grande
Veja mais em:
http://www.elcv.art.br/santoandre/videos_rel.php?id=118
http://www.elcv.art.br/santoandre/ativdd_detalhe.php?id_sub=223
https://www.facebook.com/cidadedas1001crencas
Nicolau Araújo
Felipe Graciano e Nicolau Araújo
Sala de Aula e Exibição na sede da E.L.C.V. de Santo André
Exibição do filme 'Cidade das 1001 Crenças'
Ricardo Aleixo e Luiz Luna
Carros da equipe do Projeto Cine(poe)mas e da E.L.C.V.
'Estacionamento de Guardas-Chuva', empenho e vontade em participar do evento.
Ricardo Aleixo e Penélope Martins
|