01/09/2019 |
|
O ataque da união de diferentes criatividades em ebulição na pressão de uma Noite de Kino |
|
|
Nova Noite de Kino.
Expectativa, ansiedade, preparação para o inesperado.
Alunxs da Turma 9, da Turma 8, aluna da ELT e uma participante de Workshop realizado na escola uns dias antes do evento e que vieram participar e ajudar com seus talentos.
Administração, colaboradores, professores, todos empenhados em permitir aos alunos fazerem o seu melhor.
O evento começa com um café da manhã na Cinemateca, não explicarei os detalhes aqui, pois há detalhamento em outros textos neste site. Pegando a referência de outro site que acompanhava, “falo em link quando digo que pode saber os detalhes clicando aqui”.
O importante frisar, dando um salto de narrativa, é que novamente a ELCV esteve muito bem representada neste tradicional evento que ocorre há vários anos dentro do Festival internacional de Curtas Metragens do Estado de São Paulo que chega a sua 30ª edição, um dos mais importantes do hemisfério sul e do mundo.
A ideia inovadora de um plano sequência, aparentemente fácil, é um novo desafio fora de tudo que já foi feito pela escola nos 11 anos em que participa das Noites de Kino. Toda a trilha de áudio foi captada à parte e utilizada, mesmo com o som captado durante as filmagens. A decupagem teve o luxo de um planejamento do percurso a seguir durante as gravações que levaram dois dias para ficarem prontas e chegarem ao “corte ideal”.
Edição durante a madrugada. Entrega e expectativa pela exibição e uma das mais belas apresentações que a ELCV já fez dentre toda a beleza dos alunos e alunas, cada pessoa que participou da Noite de Kino desde o ano de 2008 sendo uma homenagem, um grito de força, uma mostra do talento e do amor de todos pelo cinema e pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.
Difícil expressar em palavras os momentos, as boas ideias, as frustrações e cansaços que nos trouxeram até aqui e que permitiram a todos que participaram saírem melhores, mais experientes e com muita, muita energia para buscar com mais afinco a realização de novas produções, de sonhos.
De fato as palavras reduzem demais todas emoções desta jornada rumo a um curta, uma produção em 48 horas.
Parabéns a todxs que estiveram lá, participaram, deram literalmente seu sangue e a todos que através de suas ações, apoio fazem, fizeram e são parte da história, da ancestralidade desta jovem, mas poderosa escola, que é a ELCV de Santo André.
Texto por Carlos Eduardo Grande
Assista à produção, clique aqui.
Saiba mais sobre a Noite de Kino, clique aqui.
Acervo Mario A. Moro
|