20/11/2015 |
|
Concerto para Cinema e Orquestra - 2015 - Núcleo de Sonoplastia |
|
|
Qual o som ideal para uma determinada imagem? Ou qual a imagm ideal para um determinado som? Para o teórico francês Michel Chion tal relação não existe a priori. No entanto, a partir do momento em que sobrepomos som e imagem, ocorre o efeito de síncrese (palavra inventada que sugere uma síntese de sentidos provocada pela sincronia temporal). A partir daí é possível que não consigamos mais separá-los. Quando escutamos o tema de Tubarão, já imaginamos o monstro à espreita. Mesmo que vejamos sem som a cena em preto e branco do chuveiro de Psicose, os acordes agudos e dissonantes de Bernard Herrmann já ressoam em nossos ouvidos. A possibilidade de colaboração entre a ELCV e a OSSA neste Concerto para Cinema e Orquestra nos deixou a todos muito animados. Nasceu daí uma ideia que nos parecia um tanto ousada, mas mesmo assim irresistível: realizar uma composição coletiva com os alunos de som da turma 7 da escola. Num primeiro momento, alguns se assustaram. Mas como assim? Escrever para orquestra? Mas não sei nem se o dó é maior ou menor? No entanto, alguns bravos guerreiros encararam o desafio e, com a orientação de Rodolfo Valente (que além de professor de som é também compositor) e do maestro Abel Rocha, chegaram à trilha sonora de um dos vídeos que veremos aqui. Uma partitura realizada a diversas mãos, em que cada um contribuiu à sua maneira, inaugurando uma parceria inédita e extremamente rica, firmada entre estas duas instituições culturais tão importantes para a cidade de Santo André.
Texto por Rodolfo Valente
Saiba mais em http://ossa.elcv.art.br/
|