22/11/2015 |
|
Claquete confeccionada na cidade de Santo André faz 20 anos |
|
|
A historia de uma claquete que foi parar nas mãos do maestro da OSSA e acumula uma carga emotiva de 20 anos de muitas emoções, de pessoas que ela viu interpretar e sonhar com o cinema.
No dia 21 de novembro de 2015, as 20hs, quando o Maestro Abel Rocha, da Orquestra Sinfônica de Santo André fez a abertura do evento em parceria com a ELCV “Concerto para Cinema e Orquestra” dentro do Teatro Municipal de Santo André; fez uma coisa não habitual de um maestro, ele disse, “Luzes, Câmeras, ação!!!” E bateu a Claquete – seu som ecoou por todo o teatro dando inicio as comemorações dos 15 anos da Escola Livre de Cinema e Vídeo. Noite de muitas emoções e celebrações, pois ao mesmo tempo e simbolicamente o maestro Abel Rocha bateu a claquete que estava comemorando 20 anos de sua feitura – que alias foi confeccionada na cidade de Santo André – para ser utilizada em 1995 na produção e filmagens do longa metragem “Bocage, o Triunfo do Amor” do cineasta Djalma Limongi Batista – no filme eu fiz o personagem “Frei” e também acumulei as funções técnicas de assistente produção, Casting de figuração e registros de Making Of – O Djalma também foi o segundo professor de Direção da ELCV (Indicação minha para o coordenador Rogério Correa em 2001, quando o Toni Venture estava planejando sair). O cineasta Djalma Limongi Batista conheceu Santo André por conta de várias pessoas que moravam no ABC – pois a realizamos a peça “Calígula” de Albert Camus e direção do Djalma Limongi Batista – sendo protagonizado pelo Edson Celulari – eu era o Meréia um senador – o espetáculo ficou de 1991 á 1993 – fechando suas apresentações no teatro Municipal de Santo André. Já no ano de 1995 Djalma Limongi Batista e a trupe do ABC, ao comando dele e da produtora doa peça e do filme Sônia Kavantan (que também foi moradora de Santo André), e com a ajudado Kennedy Oliveira começaram a realizar os materiais que iriam ser utilizados na produção do filme “Bocage, o Triunfo do Amor”. Eles estudaram a construção da Grua, do Trevelling, das tabelas, dos platôs e da nossa linda Claquete – tudo foi confeccionada na cidade de Santo André – SP.
Essa Claquete foi um presente que ganhei do Djalma Limongi Batista em 1997, quando da estréia do filme “Bocage, o Triunfo do Amor” em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eu já estava bem engajado realizando vários filmes na região do ABC. Sentindo necessidade de obter mais conhecimentos em cinema e vídeo na época, resolvi voltar a estuda – foi aí que o Luiz Alberto de Abreu, pai da Escola Livre de Cinema e Vídeo – que conheci na Escola Livre de teatro, onde fiz direção de teatro com Antonio Araujo – me falou do teste para a nova escola livre, dessa vez de cinema e vídeo – isso aconteceu em 2001, sou aluno da primeira turma.
A idéia do evento "Concerto para Cinema e Orquestra" foi realizado pelo maestro Abel Rocha e Ana Cristina Silva - pra celebrar o cinema e a vida.
Por Diaulas Ullysses
|
|
|
|
Veja mais em ossa.elcv.art.br
|