24/03/2014 |
|
Para não dizer que não falei dos meus sentimentos... |
|
|
Dia 24.03.2014 – meu filho completa 10 anos, exatamente, o mesmo período que eu iniciei na Escola de Cinema.
Em 2004, após voltar da licença maternidade, a diretora na época Marta Bethania, me convidou para ficar na Escola e disse que eu poderia levar o meu filho, o que foi um alívio porque faltava uma semana para eu voltar a trabalhar e eu não tinha arranjado escola, babá, nada.
Quando comecei na Escola, era um universo novo e inusitado para mim, pois, durante alguns anos estive envolvida com eventos, shows, carnaval, festival e trabalhar com formação era uma grande desafio, sem contar que eu não entendia nada de cinema.
A primeira aula que eu acompanhei era a do Luis Alberto de Abreu, era uma aula que tinha muitos ouvintes e embalando o meu filho no carrinho, tornei-me ouvinte da aula de um grande professor. E a paixão começou acontecer.
Nessa ocasião a Escola funcionava no Cine Teatro Carlos Gomes e no Paço Municipal, não tínhamos uma sede (ainda).
Passei a acompanhar as turmas e seus trabalhos e ajudando a fazer produção especialmente de alimentos. Acompanhava as aulas do professor Daniel Santiago que muito ensinou sobre produção. Depois tive aulas de roteiro com o Julio Pessoa, Henry Grazinolister, interpretação de atores com Maurício Abud.
E junto com vários alunos iniciamos o processo de produção de diversos curtas. Foi um período muito rico e transformador. Tudo o que eu aprendi, tornou-se uma parte da minha vida (e do meu coração).
Após realizar oficinas e cursos em outros locais fora da Escola, estudei no Memorial da América Latina, fiz História do Teatro com Antonio Rogério Toscano na ELT (Escola Livre de Teatro), realizei uma pós graduação em Roteiro para Áudio e Audiovisual pela PUC – São Paulo e a oficina de Roteiro pela Escola Internacional de Cine e TV de Santo Antonio de Los Baños – Cuba, dentre outros, verifico a importância da Escola de Cinema em minha vida, todos os meus contatos, amigos, amor, nos últimos tempos nasceram na ELCV.
Agradeço muito, todos os dias, essa oportunidade que tive na vida de conhecer tantas e tantas pessoas, de entrar nesse universo do audiovisual de uma maneira tão “sem querer”, por fazer, tantos amigos (inimigos também). Pela oportunidade de aprender com as facilidades e especialmente com as dificuldades.
Agradeço por retornar à Escola em 2013, num novo contexto, com novos desafios, mas, sem deixar de acreditar um único instante.
Agradeço a todos os parceiros e amigos, especialmente ao Grande pelo empenho em fazer esse site com tanto carinho e profissionalismo, por tanta pesquisa e paciência. Por seu brilho.
Agradeço a Mônica Cardella que foi coordenadora da Escola e com quem aprendi muito e que permitiu que muitas realizações fossem concluídas, porque ousava e sonhava também.
Agradeço aos alunos que passaram pela minha vida e tornaram-se meus amigos.
Aos professores que fizeram a história dessa Escola.
Dia 24 meu filho faz 10 anos. São 10 anos de ELCV e muitas histórias para contar...
Muito obrigada.
Ana Cristina da Silva
Agente Cultural
|