2014 |
|
Turma 7 - Atividade Externa - Mostra / Encontro com o Cinema Alemão Sesc na Casa da Palavra em Santo André. |
|
|
Data do Evento - 13/08/2014
Local do Evento - Casa da Palavra Cidade - Santo André
Os alunos da Turma 7 participaram da exibição do filme Adeus Lenin! em evento do Sesc Santo André com exibição em parceria com a Casa da Palavra de Santo André.
Atividades Externas
O objetivo das atividades externas é permitir aos alunos interação com diferentes espaços culturais da cidade de Santo André e de outras cidades, participação em eventos relacionados ao cinema tais quais exibições especiais, mostras, encontros festivais e afins possibilitando e permitindo o aumento de conhecimentos, referências, informações e trocas com os mais diferentes realizadores e público possível, contribuindo, e ampliando sua formação através da E.L.C.V. de Santo André.
Casa da Palavra
A Casa da Palavra é um espaço destinado a atividades de reflexão, debate e criação em torno da palavra escrita e falada. Inaugurada em 1992, ocupa um prédio histórico no centro da cidade. A Casa abriga a Escola Livre de Literatura, a Comissão de Letras e Literatura (Conselho Municipal de Cultura) e oferece serviços como biblioteca temática e Laboratório de Inclusão Digital.
Histórico
Em 1919, o centro de Santo André era restrito a algumas ruas. Vários lotes foram comprados pelo Banco de São Paulo como forma de investimento. Em 16 de março de 1920, Paulina Isabel de Queiróz, casada com Antonio Queiróz dos Santos, adquiriu desse Banco os lotes que compõe, hoje, o terreno da Casa da Palavra.
O prédio foi construído no final da década de 20 e serviu de residência à família Queiróz até 1938. Naquele ano, a construção foi arrendada pela Prefeitura Municipal de Santo André, que instalou ali a Escola Profissional Mixta Secundária e a Seção de Puericultura. Foram os primeiros passos para os cursos profissionalizantes e para o desenvolvimento de atividades relativas à saúde pública.
Em 1948, foi instalado na construção o Serviço de Assistência Médico-Hospitalar e Pronto Socorro., que se manteve até 1952, ano em que foi instalado o Gabinete do Prefeito Municipal.
Com a construção do Paço Municipal, em meados de 1968, o Gabinete do Prefeito foi retirado da Praça do Carmo. Antes disso, em 1964 o imóvel foi decretado de utilidade pública, com vistas à desapropriação. No entanto, apenas em 1971 o imóvel passou a ser um bem público.
Vários equipamentos públicos já utilizaram esse espaço - Junta do Serviço Militar, União Cívica, Prossan. O espaço passou a ser ocupado pela Casa da Palavra em 6 de setembro de 1992, data de sua inauguração.
A construção está tombada e protegida pelo COMDEPHAAPASA - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André, desde 11 de novembro de 1992. O tombamento significa mais uma forma de valorização desse espaço cultural.
|