2015 |
|
ELCV participa da mostra de cinema “Cine(Poe)mas” no Museu da Lingua Portuguesa em São Paulo |
|
|
Data do Evento - 07/04/2015 Local do Evento - Museu da Lingua Portuguesa Cidade - São Paulo
Filme CIDADE DAS 1001 CRENÇAS realizado durante as Oficinas Metropolitanas pela Secretaria de Cultura do Estado/Poiesis no projeto Cine(poe)mas/ 2014; dentro da sede da ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André no Parque Chácara Pignatari, tem uma belíssima exibição na sala de projeção do Museu da Língua Portuguesa na cidade de São Paulo – SP.
No dia 07 de abril de 2015, as 18h00, foi realizado a abertura da Mostra de CinemaCine(poe)mas com participação dos integrantes das Oficinas Metropolitanas realizadas durante o ano de 2014 – foram vários encontros de roteiro, produção filmagem, trilha sonora e edição/montagem – onde os participantes puderam ao final realizar um curta metragem baseados num poema previamente escolhido – o da cidade de Santo André foi o poema Cine-Olho do poeta Ricardo Aleixo. Esta Mostra veio celebrar as 30 cidades participantes e seus 30 filmes – que se seguiram até o dia 10 de abril sempre no mesmo horário e local.
O evento teve uma dinâmica bem interessante antes de cada exibição por dia – os participantes realizaram uma visita monitorada ao Museu da Língua Portuguesa – que tem como símbolo forte a língua – e ela vem em forma de imagens e sons criando uma janela sensorial e visual para os participantes – fortalecendo a imagem da Palavra e da Língua Portuguesa – um passeio sobre a língua e sua historia - suas origens, suas mudanças e sua força mundial até os dias de hoje.
Depois no anexo ao Museu foi ofertado aos participantes um coquetel para celebrar o evento – e para promover um momento de conhecer e trocar palavras, sensações sobre a feitura dos filmes em cada cidade. Foi um ótimo momento de conhecer as outras pessoas que realizaram os outros filmes dos outros poemas. E na saída do coquetel receberam um presente digno da noite – um catalogo – com todos os poemas e todas as fichas de cada filme – isso realmente foi de uma delicadeza e um jeito de dizer obrigado, incomum de um projeto desse porte.
A exibição na sala de projeção dentro do Museu da Língua Portuguesa foi a cereja do bolo desse evento maravilhoso – dou esse destaque para uma exibição recheada de simbolismos e equipamentos de ultima geração. No tocante simbólico – ficou por conta desses novos realizadores de cinema presentes em sua primeira festa de estreia de um filme na cidade de São Paulo – puderam sentir o gosto de uma Avant Primier de um filme. E pelo lado técnico verem seu trabalho ser exibido em equipamentos de ultima geração.
E na tela grande no Museu o faixo de luz iluminou o filme CIDADE DAS 1001 CRENÇAS - baseado no poema Cine-olho do poeta Ricardo Aleixo, enquanto na plateia os participantes atentos sentiam a vibração do corpo, da esperança, no meio da grande metrópole paulistana. Noite inesquecível!!!
Queremos dar os parabéns a todos e todas que realizaram e possibilitaram esse projeto em especial ao pessoal da Poiesis/Oficinas Metropolitanas, em destaque: Kelly Cristine Chagas, Cristiane Pereira, Manuel Ribeiro Rodrigues e Paulo Rodrigues.
Representando a ELCV estavam presentes Ana Cristina da Silva e Diaulas Ullysses.
Agradecemos a todase todos os participantes dessa ação na ELCV – e que puderam estar juntos nessa celebração.
Texto por DiaulasUllysses
|