2022 |
|
ETEC visita a ELCV - Exibição das produções de ambas as escolas realizadas na Noite de Kino de 2022 |
|
|
Data do Evento - 23/09/2022 Local do Evento – E.L.C.V. de Santo André Cidade – Santo André
ETEC Roberto Marinho e ELCV de Santo André participaram da Noite de Kino evento integrante do 33º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Nesse encontro os alunos da ETEC visitam a ELCV para realizar a exibição dos 02 curtas produzidos durante a Noite de Kino, Oferta do Dia da ETEC e o Alien Nação da ELCV.
Com bate-papo entre os alunos, professores, convidados e todes os participantes.
Dia 23/09 às 19h00
Gratuito
Idade: Livre
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - Clique aqui e veja mapa de como chegar.
Sobre "Oferta do Dia" - ETEC Jornalista Roberto Marinho
Dialogando com a dinâmica contemporânea das grandes cidades, onde o ritmo frenético e a rotina exaustiva de trabalho são elementos cotidianos, o curta documentário “Oferta do dia” procura trazer uma reflexão sobre a fome no Brasil, ontem e hoje.
Sobre "Alien Nação" - ELCV de Santo André
Com uma série de elementos contemporâneos culturais apresentados de forma bem humorada, elementos subjetivos e com questões atuais do universo da escola em si, referências fílmicas dos(as) alunes, temos uma crítica ácida, sutil e divertida da história recente do país em forma de ficção científica cômica.
O filme foi construído aos poucos no set pelxs alunes das Turmas 9 e 10 com completo apoio da Equipe da ELCV e dos Professores participantes, sendo o tema proposto na Noite de Kino sorteado para a ELCV, “Não foi por falta de aviso,” do qual criou-se o roteiro inicial.
--------------------------------------------------------
ETEC Jornalista Roberto Marinho - http://etecjrm.com.br/
Desde 01 de Agosto de 2011, a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana ganha a Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho (Etec JRM), fruto de convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e TV Globo. A Etec JRM passa a integrar ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – maior instituição de Educação Profissional do Pais. Os cursos – Multimidia (duração de três semestres) e Produção de Áudio e Vídeo (duração de quatro semestres) - foram elaborados por especialistas do Centro Paula Souza em parceria com profissionais da Globo. Caberá ao Paula Souza o acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores, a compra de mobiliário e equipamentos e a infraestrutura para o funcionamento dos cursos. O prédio da nova Etec foi construído pela Globo, em terreno cedido pelo governo estadual. Coube também à empresa a implementação do projeto de paisagismo na área da escola. O Centro Paula Souza ficou responsável pelo acompanhamento do processo seletivo dos estudantes, pela contratação de professores, compra de mobiliário e equipamentos e pela infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. Além das aulas teóricas realizadas em uma das 06 salas de aulas, as atividades práticas dos dois cursos acontecem em um dos 03 laboratórios de Informática, sendo um deles composto com 25 Macintosh de última geração e também no estúdio de áudio e vídeo em fase de montagem nas dependências da Etec.
-------------------------------------------------- 33º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - https://2022.kinoforum.org/
Celebrando o reencontro
Depois de dois anos de programação em plataformas digitais, estamos de volta às salas de cinema. Foram dois anos de reinvenção e adaptação, e chegamos à nossa 33ª edição prontos para navegar por esse hibridismo que não deve nos abandonar. Celebramos o retorno a algumas das nossas salas preferidas, com a programação completa, e também contamos com nossos parceiros para continuar em diálogo com os públicos que nos acompanharam virtualmente durante a pandemia.
A programação deste ano renova nossa aposta na ideia de festival audiovisual como espaço de imersão compartilhada em conteúdos a serem fruídos e debatidos no coletivo. E agora, nesse mundo híbrido, também apostamos no alcance que a tecnologia proporciona.
Ao longo desses anos, foi ela quem nos permitiu não só trazer novos espectadores, mas também exibir o trabalho de uma variedade muito maior de realizadores. A câmera está no bolso e na bolsa de todes e o resultado está sempre em nossas telas, a partir também da ação formadora das Oficinas Kinoforum, que desde 2001 levam o audiovisual a jovens das bordas da capital.
Mas essa tecnologia que aproxima também pode afastar, quando os grupos se fecham e deixam de dialogar. A volta às salas nos anima a pensar nas possibilidades desses encontros, na volta do diálogo, diante da necessidade premente de construir novo pacto social, com os personagens que sempre quiseram fazer parte da história e agora, mais do que nunca, começam a fazer, enquanto contam suas próprias histórias.
São filmes de mais de 40 países e exibições em diferentes bairros e telas. Convidamos você a nos acompanhar nessa jornada e a se abrir para novas linguagens e novos olhares. Porque o audiovisual transforma.
Zita Carvalhosa Diretora do Festival
Noite de Kino
As escolas participantes indicam um grupo de alunos para participar dessa gincana de produção audiovisual. Tudo começa às 11h da sexta-feira, dia 19. Os participantes recebem um tema para inspirar suas produções, e realizam seus projetos em três dias.
|