-- Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André --
- Eventos -
2024
Noite de Kino – 2024 - Turmas 10 e 11 no 35º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinoforum em noite apoteótica na Cinemateca Brasileira.
Datas do Evento –23 a 27/08/2024 Local do Evento – Sede da ELCV de Santo André / Cinemateca Brasileira Cidades – Santo André / São Paulo
Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV e o 35º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Kinoforum.
Alunos das Turmass 10 e 11 da ELCV com apoio dos professores e equipe da escola participam da Noite de Kino.
Na ELCV 4 alunos são sorteados como representantes, mas toda a turma participa, além de convidados, ex-alunos, professores, funcionários e colaboradores que auxiliam durante todo o tempo.
A Noite de Kino esta em sua 35ª edição e é um evento que estimula a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, e por que não dizer da estrutura das Escolas, Faculdades e Universidades participantes, além de ser um excelente estímulo na aplicação do aprendido durante os respectivos cursos. Afinal cada escola tem um tema específico sorteado.
O tema geral da Noite de Kino 2024 foi "Nomes da Noite de Kino" e o tema sorteado para a ELCV foi "Correr mundo, correr perigo".
A partir dai os alunos tem até às 12h do dia 26 de agosto para entregar um curta completo que será apresentado nas salas da Cinemateca, no dia 27 de agosto na parte da noite, reunindo todos os participantes.
São aproximadamente 72 horas para, à partir do tema sorteado, definir a história, roteiro, fazer a pré-produção, produzir, criar a arte, pensar iluminação, filmar, fotografar, captar áudio, edtar, finalizar e entregar, isto dentre todas as muitas ações e procedimentos necessários para fazer um filme, de um curta a um longa e os quais remuno nestes citados para não extender o texto.
O resultado final é imprevisível em um primeiro momento e em muitos casos o próprio título da produção só é definido no final da edição.
A ELCV, que participa da Noite de Kino desde o ano de 2008, tendo participado de todas as edições até hoje, desenvolveu uma estratégia de apoio aos alunos que vai desde o sorteio do tema com professores acompanhando o desenvolvimento do roteiro até a finalização e entrega. Durante todo o tempo em que o evento acontece a equipe da escola, funcionários e apoiadores auxiliam os alunos mantendo a sede da escola aberta, que é a "base de operações" necessária para todas as definições e preparação para as gravações e edição, ajudando na produção de diversas formas e em sincronia e sintonia com os todos os presentes. É um evento extremamente cansativo e que exige muito dos participantes, mas é emocionante e cria uma energia de união e sinergia que compensa todas as questões e que após a exibição resulta em uma alegria contagiante.
Neste ano os alunos das Turmas 10 e 11 formando uma uma equipe grande, diversa, com muita vontade de produzir e que trabalhou arduamente e de forma empolgada apresentando o curta "Pra Onde?".
Parabéns a todes realizadores das Turmas 10 e 11 pela participação e realização desta produção e mantendo a tradição da ELCV em participações na Noite de Kino.
Para saber mais sobre a participação da ELCV em suas participações nas Noites de Kino acesse http://noitedekino.elcv.art.br/
-------------------------------------------------- 35º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo -https://2024.kinoforum.org/
Chegamos à nossa 35ª edição celebrando a magia dos encontros que o cinema proporciona. A experiência compartilhada de assistir aos filmes no escuro da sala de exibição se torna ainda mais mágica nos festivais, com tudo que acontece dentro e fora da plateia do cinema.
A programação deste ano garante 52 possibilidades de encontros – número de programas que nossa equipe produziu. Foram selecionados mais de 280 curtas, dos cinco continentes. São diferentes visões de mundo, que nos colocam em contato com a alteridade e a diversidade às quais hoje temos acesso, e ao mesmo tempo nos irmanam nos desafios e alegrias que compartilhamos com outros seres humanos de todo o mundo.
Além dos tradicionais programas selecionados a partir das inscrições, a programação mira o Sul Global, com programas de África, Ásia e América Latina. Festivais de Cabo Verde, Gana e Senegal trazem olhares de seus curadores, e se complementam com recortes de diretores taiwaneses e animadoras latino-americanas.
Uma homenagem muito especial ao ator Paulo César Pereio, a lenda de virtudes e vícios do cinema brasileiro, ao lado de um curta novinho em folha de Wim Wenders e de uma amostra do trabalho do premiado diretor britânico Jonathan Glazer se unem à produção prolífica do Instituto Criar, que completa 20 anos.
Em nossas atividades paralelas, novas oportunidades de debater o curta-metragem e suas inserções no mercado, com a ampla programação do já tradicional Curta & Mercado e mais um ano de parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, discutindo novas tecnologias aplicadas ao audiovisual e seus impactos na produção e na linguagem.
Os diversos espaços de exibição na cidade de São Paulo, mais itinerâncias por bairros e cidades do interior, permitem que o público troque impressões e estabeleça diálogos a partir dos filmes e programas – algo tão urgente justamente em um tempo em que padrões e tradições são questionados, revisitados e ressignificados em prol de um mundo mais plural e inclusivo.
Agradecemos a todos os realizadores que nos confiaram seus filmes e aos patrocinadores que mais uma vez garantem a realização deste encontro que há tantos anos aproxima os curtas-metragens e seus realizadores do público.
Zita Carvalhosa Diretora do Curta Kinoforum
Noite de Kino
As escolas participantes indicam um grupo de alunos para participar dessa gincana de produção audiovisual. Tudo começa às 11h da sexta-feira, dia 23. Os participantes recebem um tema para inspirar suas produções, e realizam seus projetos em três dias.