Local da Exibição - E.L.C.V. de Santo André - Chácara Pignatari
Programação integrante de parceria do Ponto MIS com a Escola Livre de Cinema e Vídeo, dentro do programa da 3ª fase do processo seletivo da E.L.C.V..
http://www.pontosmis.org.br/filmes/programa-53
Programa 53
Atrás da História
Dir. Jarleo Barbosa,
2013, 10 min.
Elenco: Verissa Noleto, Salma Jô, Moema Marques, Isis Terra, Juliana Albuquerque, Flávia Almeida, Ianna Mundim, Loísia Paiva, Rafael Guimarães, Kaio Bruno Dias, Giovana Nolêto e Mari Peixoto
Classificação: 10 anos
- Um filme atrás de sua história
------------------------------------------------------
Cinema, Aspirinas e Urubus
Dir. Marcelo Gomes,
Brasil, 2005, 101 min.
Elenco: João Miguel, Peter Ketnath, Hermila Guedes, Zezita Matos, Fabiana Pirro e Oswaldo Mil
Classificação: 14 anos
- 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender um remédio "milagroso". Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
------------------------------------------------------
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.
Milton Bíscaro - Formado em cinema pela ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP, com especialização na área de Montagem e Edição.Em projetos culturais e educacionais, elaborou o curso sobre Edição não-linear para o Sindicine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo). De 2001 a 2003, foi professor na área de Montagem e Edição do Curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos e de abril a dezembro de 2003, foi professor do Centro de Educação Tecnológica Interamericano (CEINTER) no Curso Superior de Tecnologia em Direção e Produção em Rádio e TV.