Local de Exibição - Auditório Cesa Jardim Santo André
Direção: André Klotzel
Brasil
2001
101 min
cores
Drama
Elenco: Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Viétia Rocha, Sonia Braga, Otávio Muller, Marcos Caruzo, Stepan Nercessian, Débora Duboc, Walmor Chagas, Nilda Spencer.
Adaptação fiel da obra de Machado de Assis. Além de contar a história de Brás Cubas, que após morrer, decide aproveitar a eternidade para escrever suas memórias, o filme ainda traz como pano de fundo a paisagem do Rio antigo e episódios importantes como a ida de Brás Cubas para a Europa. Com Reginaldo Farias, Petrônio Gontijo, Stepan Nercessian, Walmor Chagas e Sonia Braga. Após morrer em 1869, Brás Cubas (Reginaldo Faria) decide aproveitar a eternidade escrevendo suas memórias. Do nascimento até o fim de sua vida, a sua infância, o primeiro amor, o amor por uma mulher casada, o sonho de ser político. Tudo com direito a detalhes e ironias de quem está indo desta para a melhor.
Premiações:
- Três indicações ao Grande Prêmio BR de Cinema, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
- Ganhou cinco Kikitos de Ouro, no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Melhor Filme Pelo Júri, Melhor Filme Pela Crítica, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga).