-- Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André --
- Cineclube -
Data da exibição - 22/09/2018
Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida - 1ª Exibição 2018
Programação integrante do Setembro Amarelo da Prefeitura de Santo André, com bate papo entre os presentes e a equipe do CVV Comunidade - Cine Ser após a exibição do filme realizado em parceria do Ponto MIS com a Escola Livre de Cinema e Vídeo.
14h
Gratuito
Idade: Livre
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André
Dir. Matheus Souza, Brasil, 2013, 1h 30min.
Clara (Clarice Falcão) está indecisa em relação às suas escolhas. A jovem está cursando a faculdade de Medicina por pressão familiar e não por vocação. Sem contar para ninguém o que está sentindo, ela passa a matar aulas no período da manhã. Durante essas aventuras matutinas, Clara conhece um rapaz que a ajuda a encontrar um norte para sua vida.
Prefeitura de Santo André - Setembro Amarelo - A entrada do mês de setembro marca a Saúde Pública por trazer a tona o debate sobre a prevenção ao suicídio. O tema tem chamado a atenção pela ocorrência de desafios como o da “Baleia Azul” e “Boneca Momo”, colocando em risco a integridade de jovens. Em Santo André, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), programou ao longo do mês atividades, que debatem políticas a respeito do tema, e que evidenciam a importância de cuidar da saúde emocional e não banalizar transtornos mentais.
Nesta edição, a campanha tem como foco a prevenção na adolescência. A psicóloga Tânia Regina Santos Maia, que realiza atendimento de adolescentes no Centro de Especialidades I, afirma que esta preocupação tem sido frequente no meio em que atua. “Quando eu recebo pela primeira vez o pais desses adolescentes [seus pacientes], a maioria me sinaliza que os filhos já fizeram alguma tentativa nesse sentido ou eu eles estão com receio dos filhos tentarem”, destacou.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188.
"Após a implantação do número 188, para ligações gratuitas em todo o território nacional, o CVV - Programa de apoio emocional e prevenção do suicídio tem recebido cada vez mais ligações de crianças e adolescentes que manifestam o desejo de morrer. Os adolescentes e jovens também fazem uso do chat e do e-mail para desabafar sobre seus sentimentos e emoções. O acesso pode ser realizado através do site www.cvv.org.br" , orienta o coordenador do Posto CVV Santo André, Milton Minoru Kagohara.
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.