Data da exibição - 23/11/2018 |
 |
SESSÃO NEGRA ERÊ – Sobre os primeiros passos e quereres da negritude infante. – 3ª Mostra do Audiovisual Negro |
|

|

Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.
3ª Mostra do Audiovisual Negro - Com a presença de membros da APAn para conversa sobre os filmes exibidos.
17h
Gratuito
Idade: Livre
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André
Link CulturAZ, clique aqui
------------------------------------------------------
Exibição de filmes de curtas metragens da APAN - Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro.
A Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (A.P.A.N) é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros bem como a promoção de profissionais também negros para o mercado audiovisual.
PROGRAMA 1 - 65 minutos
PAPAGAIO VERDE Oficina Lado Beco Anderson Lima ficção / webserie 8 min 37 seg MG ANA Vitória Felipe Santos ficção 16 min 33 seg SP
POBRE YURINHO João Ademir ficção 14 min 54 seg ES FÁBULA DE VÓ ITA Joyce Prado animação / live action 5 min SP
O MENINO DA FRONTEIRA Oficina Lado Beco Anderson Lima ficção / webserie 6 min 10 seg MG
EMPODERADA episódio McSoffia - Renata Martins webserie 4 min 24 seg SP
ZAGA DE BONECAS Oficina Lado Beco Anderson Lima ficção / webserie 6 min 48 seg MG
EMPODERADA episódio Vitória Angelo - Renata Martins websérie 5 min 21 seg SP

Clique aqui e veja a programação completa da 3ª MOSTRA DO AUDIOVISUAL NEGRO a ser realizada em diversos dias, horários e locais.
------------------------------------------------------
APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro - A Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (A.P.A.N) é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros bem como a promoção de profissionais também negros para o mercado audiovisual.
Desta forma, são pilares estruturantes de formação, constituição e política da A.P.A.N a valorização da negritude e a defesa dos interesses de uma perspectiva inclusiva com atenção ao recorte racial em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual, sendo eles a concepção, produção, distribuição e exibição. Neste sentido, a A.P.A.N representa estes interesses perante órgãos públicos, fundações, instituições, ONGs e empresas privadas, no Brasil e no Mundo.
Zózimo Bulbul, ator e cineasta negro, problematiza a representação e o protagonismo negro no cinema e no audiovisual já em sua contemporaneidade no Cinema Novo. A partir disso, Zózimo elaborou em gestual e corpo a representação deste drama no curta metragem “Alma no Olho” (1973) no qual o protagonismo negro é vítima de uma branquitude em seu imponderável exercício. Já próximo dos anos 2000, Joel Zito Araújo, cineasta negro e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, analisou as estereotipias de representação ao negro em seu doutorado “A Negação do Brasil” (obra que se desdobrou em documentário) através de diversos papéis atribuídos a atores e atrizes negras.
Na atualidade, diante da diversidade geracional, de protagonismos negros e de um número cada vez maior de realizadoras(es) e profissionais negras e negros do audiovisual, abre-se os caminhos para o início, continuidade e existência das ações da APAN numa construção histórica na qual nós negros somos essenciais para existência da Nação Brasileira e sua Produção Audiovisual.
Saiba mais https://associacaoapan.wixsite.com/apan

|