Fase 01
Período do Curso: 22/04 a 04/05 - Geisla Fernandes (uma aula semanal - Terça-feira das 15h às 18h)
Oficina Cultural Metropolitana
Cine (Poe) mas
A Oficina Cultural Metropolitana dará início aos trabalhos de 2014 com o projeto Cine(Poe)mas em parceria com 32 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Ao longo do ano, o projeto Cine(Poe)mas promoverá nos municípios cinco oficinas: Roteiro (7 encontros de 3h), Filmagem (10 encontros de 3h), Produção (10 encontros de 3h), Trilha Sonora (8 encontros de 3h) e Edição (4 encontros de 3h). O objetivo é a realização de filmes baseados em 16 poesias de poetas brasileiros vivos, sendo que cada poesia será trabalhada por duas cidades.
Participarão do projeto 16 compositores, 16 produtores, 16 cineastas e 16 profissionais de edição. Serão mais de 90 atividades e mais de 3 mil vagas durante o ano. Os poemas e os poetas foram selecionados pelo professor Roberto Zular da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo que fez a curadoria do Cine(Poe)mas, e que também dará duas palestras de preparação com os 16 roteiristas que orientarão as equipes nas cidades participantes.
Serão roteirizados: Ônibus (Antônio Cícero), Telescopia (Marcos Siscar), 43 (Nuno Ramos), Sete sonetos simétricos (Paulo Henriques Britto), Concerto para paralelepípedo (Pádua Fernandes), Composição como co ntexto, "o real é a decoração do momento" (Ricardo Domeneck), 20 poemas para o seu walkman (Marília Garcia), Pai (Maurício Vasconcellos), Encontros (Nelson Ascher), Coda (Fábio Gorododski), No ultrassonho (Marcel Ariel), Máquina Zero, Cine-olho (Ricardo Aleixo), Um útero é do tamanho de um punho (Angélica Freitas), Quando não estou por perto (Annita Costa Malufe), Cuidado ao cão (Eduardo Sterzi), e Quando chove (Frederico Barbosa).
Sobre a Oficina Cultural Metropolitana
Visando ampliar a atuação das Oficinas Culturais do Estado, atendendo municípios da Região Metropolitana, a 22ª unidade foi inaugurada em 2013 com um projeto piloto: oficinas de produção de curtas-metragens sobre histórias e lendas locais em parceria com 30 municípios. São eles: Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, São Lo urenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra.
As oficinas culminaram em 30 vídeos produzidos pelos participantes. Bem sucedida, a experiência firmou o gênero Audiovisual como o principal caminho a ser trilhado pela nova unidade, graças à possibilidade de integração com áreas como Literatura, Artes Plásticas e Música, por exemplo, e à democratização do acesso a web e a ferramentas que permitam a produção e a difusão de conteúdo com qualidade.
A Oficina Cultural Metropolitana é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
Criada em 2013 e sediada na Poiesis, no Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo, a Oficina tem como foco a produção audiovisual associada a outras áreas da arte tais como: literatura, artes plásticas, música, teatro, entre outras; em parceria com os municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Oficina Cultural Metropolitana
Coordenação: Manuel Ribeiro e Kelly Christine Chagas
Rua Lubavitch, 64 - Bom Retiro | CEP 01123-010 |
Telefones: 4096-9810/ 4096-9893
E-mail: ocmetropolitana@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h
» Professor(es)