Parceria entre a ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através do Programa Pontos MIS.
Dúvidas através do email: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br
Dia 29.09.2022 – das 18h às 22h - Duração de 4 horas
A partir de 15 anos
50 vagas
Inscrições
Enviar mensagem para o e-mail inscricoes@elcv.art.br com as informações abaixo descritas:
- Assunto da mensagem - O Cinema Brasileiro e a Independência
- Nome completo
- Idade
- Endereço com Cidade e Cep
- DDD e Telefone
PRESENCIAL - Local Sede Escola Livre de Cinema e Vídeo - ELCV - Avenida Utinga, 136 - Bairro Vila Metalúrgica - Santo André - Clique aqui e veja como chegar
Sobre a Oficina
O Cinema Brasileiro e a Independência – Identidade e Representação
A oficina visa promover a discussão sobre o cinema nacional e independência no Brasil, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor. A oficina aborda o conceito de cinema independente brasileiro em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo.
Sobre o oficineiro
O diretor de cinema Bruno Cucio é graduado em Cinema, mestre pelo departamento de artes da Unesp e sócio da Travessia Filmes. Ele atua desde 2009 em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Já foi produtor e diretor de longa e curta-metragem, além de ter participado de renomados festivais de cinema nacionais e internacionais.
------------------------------------------------------
Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.
O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infra-estrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente, enviamos um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por 1 curta e 1 longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual. Estamos ampliando a área de atuação do MIS, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu. Ressaltamos a importância do programa, que busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de platéias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.